Whatsapp para reservas: uma mudança na hotelaria

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Whatsapp para reservas: uma mudança na hotelaria

É crescente o uso de ferramentas digitais no meio hoteleiro, muito por conta dos benefícios que elas proporcionam a esse tipo de estabelecimento. Utilizar o WhatsApp para reservas, por exemplo, é algo feito com muita frequência.

Porém, os mensageiros eletrônicos não geram apenas benefícios para os estabelecimentos. Também é preciso que alguns cuidados sejam tomados para que as vendas ocorram de forma correta e para que todos os clientes sejam bem atendidos.

Confira, a seguir, os benefícios proporcionados e os cuidados que devem ser tomados ao utilizar o aplicativo de mensagens na hotelaria. Assim você compreenderá como o WhatsApp está mudando a forma de vender em hotéis e pousadas!

Benefícios do WhatsApp para reservas

De acordo com uma reportagem do portal TechTudo, em 2018 o WhatsApp bateu a marca de 1,5 bilhão de usuários ativos. É por isso que você não pode desperdiçar os benefícios que esse meio traz para o seu hotel. Veja quais são eles!

Comunicação rápida e prática com os hóspedes

O WhatsApp é prático, rápido e direto. Quando uma pessoa deseja fazer uma hospedagem, ela pode solicitar pelo aplicativo e ser prontamente respondidas, tendo suas demandas atendidas.

Essa agilidade na resposta faz com que o indivíduo interessado na compra de de uma reserva nem procure outro hotel. Afinal, você foi muito eficiente no atendimento.

Diferencial perante a concorrência

Apesar do uso do WhatsApp para reservas estar crescendo no Brasil, ainda há hotéis e pousadas que não o utilizam, principalmente em municípios menores e mais afastados dos grandes centros. Por isso, esse pode ser um grande diferencial perante a concorrência.

Se os outros hotéis da sua região não utilizam o WhatsApp, aproveite essa fraqueza deles para estar um passo à frente, no que se refere a relacionamento com os consumidores.

Geração de relatórios de atendimento

O gestor de atendimento do hotel pode produzir relatórios mensais ou semanais com os dados gerados pelo WhatsApp para reservas. Pode ser mensurado quantos atendimentos foram realizados, quantas das pessoas interessadas finalizaram a compra etc.

Com esses dados em mãos, os gestores poderão desenvolver ações estratégicas para que o atendimento seja cada vez melhor e mais diferenciado.

Cuidados que devem ser tomados ao vender por WhatsApp na hotelaria

Como explicamos no início deste artigo, também é preciso ter alguns cuidados ao utilizar o WhatsApp para reservas. Caso contrário, a estratégia pode não sair como o esperado e você não ter resultados positivos com esse recurso. Atente-se para o que deve ser feito!

Evite o congestionamento de mensagens

É bem provável que em horários de pico muitas pessoas mandem mensagens para o WhatsApp do hotel. Nesse caso, todos devem ser respondidos com a mesma agilidade, pois se isso não acontecer, os usuários podem se irritar e se hospedar em um estabelecimento concorrente.

Uma boa solução para evitar esse problema é utilizando chatbots, que são robôs programados com mensagens automáticas. Eles podem fazer o atendimento inicial, para que ninguém fique sem resposta.

Não utilize ferramentas totalmente automatizadas

O atendimento não pode ser automatizado. Existem questões muito específicas que não podem ser respondidas por um chatbot. Você pode programar uma resposta com a tabela de preços do hotel, por exemplo. Porém, se o cliente desejar negociar um tarifa, prazos e condições de pagamento o atendimento por chatbot pode frustrá-lo. Acontecendo isto, ele pode entrar em contato por telefone ou até procurar outro estabelecimento que o atenda de forma personalizada.

Para evitar esta situação, é preciso que seja feita uma intervenção humana no atendimento. 

Se você leu o nosso post até aqui, compreendeu como o WhatApp para reservas é importante e um diferencial que não pode ficar de fora do seu hotel. No entanto, deve-se ter as ferramentas adequadas para prestar um atendimento de qualidade.

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