Webinar: Como efetuar reservas aproveitando o WhatsApp

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Webinar: Como efetuar reservas aproveitando o WhatsApp

Proporcionar aos hóspedes a opção de fazer reservas pelo WhatsApp é uma necessidade atual de muitos hotéis e pousadas, tendo em vista a grande quantidade de pessoas que utilizam o aplicativo de troca de mensagens em nosso país.

Apesar disso, é bastante comum que ocorram queixas dos hóspedes que usam esse serviço, principalmente quando há demora nas repostas, o que pode fazer até mesmo que o cliente procure outros estabelecimentos, que supram a sua necessidade mais rapidamente.

Mas afinal, como fazer reservas pelo WhatsApp corretamente? Existem algumas boas práticas que possam deixar essa tarefa mais ágil? A resposta é sim e mostraremos como, nos tópicos a seguir. Continue a leitura e fique bem informado sobre o assunto!

Divulgue o serviço corretamente

Para que os seus clientes se acostumem a fazer reservas pelo WhatApp, é preciso que você divulgue o número do estabelecimento, de modo que eles possam salvar o contato em seus celulares.

A divulgação pode ser feita por meio de posts em suas redes sociais, como o Facebook e o Instagram. Além disso, você também pode criar um banner para o site do hotel, destacando o atendimento via WhatsApp.

As mídias físicas do próprio hotel também podem ser utilizadas para essa finalidade, como cartazes fixados na recepção e nos elevadores, para que os clientes que já estão no estabelecimento saibam que podem fazer as reservas pelo aplicativo, em outras oportunidades.

Tenha agilidade no atendimento

Quando começam a oferecer a possibilidade de fazer reservas pelo WhatsApp, muitos hotéis cometem o equívoco de fazer esse atendimento de forma demorada, do mesmo modo que fariam se a solicitação fosse realizada por telefone ou e-mail.

A forma mais tradicional de fazer esse trabalho é anotar o nome e os contatos do cliente, analisar a sua solicitação, verificar as opções de hospedagem disponíveis nas datas desejadas e somente após isso enviar um orçamento.

Acontece que a revolução tecnológica criou um novo tipo de cliente, que tem novas necessidades e anseios. Hoje em dia tudo é muito rápido e nem sempre as pessoas podem aguardar horas ou dias para receber um orçamento de hotel.

Isso é ainda mais acentuado para os estabelecimentos que recebem não turistas, mas pessoas que viajam a trabalho, como vendedores, que precisam fechar a sua reserva no ato da solicitação.

Por todos esses motivos, é necessário que você garanta que, ao fazer reservas pelo WhatsApp, o atendimento seja muito ágil, com as respostas e opções enviadas ao cliente no mesmo momento.

Invista em soluções tecnológicas

A tecnologia deve ser vista como uma aliada para o aumento de reservas diretas em hotéis e pousadas. Por isso, é preciso que você encontre programas e softwares que sirvam como auxiliares para os profissionais responsáveis pelo setor, de modo que o atendimento seja agilizado.

Já existem no mercado ferramentas que ajudam no processo de fazer reservas pelo WhatsApp. Com elas é possível fazer uma integração entre o software do hotel e o aplicativo de troca de mensagens.

Desse modo, quando alguém faz uma solicitação pelo WhatsApp, um link é enviado automaticamente para visualização das informações sobre o pedido e a conclusão da reserva, que pode ser feita por depósito bancário ou então por cartão de crédito ou débito.

Essa agilidade fará com que os clientes tenham preferência pelo seu hotel e sejam fiéis a ele em outras oportunidades, descartando a possibilidade de se hospedarem em estabelecimentos concorrentes.

Extra: ofereça mais do que simplesmente fazer reservas pelo WhatsApp

Utilizar o WhatsApp não pode ser visto apenas como um meio para atender as solicitações para reservas, embora essa seja a sua função principal em um hotel.

O aplicativo também pode e deve ser utilizado para praticar o marketing de relacionamento e assim fidelizar clientes. Você pode enviar mensagens cumprimentando os hóspedes cadastrados em sua base de contados, pela passagem de seu aniversário ou em datas comemorativas como o Natal e a Páscoa, fazer o envio de cupons de desconto eventualmente etc.

Se você seguir todas as nossas dicas e apostar nas soluções tecnológicas para fazer reservas pelo WhatsApp, temos certeza de que o seu hotel aumentará muito a quantidade de hóspedes e consequentemente a lucratividade do negócio. Então, não perca mais tempo!

Quer continuar aprendendo sobre o assunto? Que tal então participar de nosso webinar grátis “Reservas: como utilizar o WhatsApp para aumentar as suas reservas diretas“. Inscreva-se e não perca!

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5 Comments

  • avatar
    Treinamento venda mais pelo whatsapp
    8 de junho de 2018

    Antigamente utilizava o whatsapp apenas para comunicar com minha familia, hoje utilizo para meus negócios, e com as dicas do seu artigo já estou trabalhando para melhorar o atendimento disponibilizando o numero para eles fazerem a reservas comigo. Obrigada pelas Dicas!

    • CR Soluções
      12 de junho de 2018

      Oi Kerlia! Realmente o WhatsApp e os comunicadores de mensagens em geral, estão alterando o relacionamento entre consumidores e empresas. Disponibilizar o atendimento pelo WhatsApp vai lhe ajudar a vender mais, com certeza! Veja alguns outros posts que fizemos sobre o WhatsApp aqui no blog! Abraços.

  • avatar
    Paridade de reservas: por que equilibrar motor de reservas e OTA? – CR Soluções para o Turismo
    13 de julho de 2018

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    31 de julho de 2018

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    4 de outubro de 2018

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