Reservas diretas: perigos do atendimento via WhatsApp para hotéis

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Reservas diretas: perigos do atendimento via WhatsApp para hotéis

O WhatsApp já bateu a marca de 1,5 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. Essa afirmação foi feita recentemente por Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, empresa detentora do aplicativo. Essa realidade fez com que o atendimento via WhatsApp para hotéis crescesse muito nos últimos anos.

No entanto, embora seja muito popular, nem sempre o uso do mensageiro eletrônico é seguro, sendo necessários alguns cuidados para evitar os perigos do uso do aplicativo.

Isso não quer dizer que você precise deixar de usar o WhatsApp para hotéis ou que ele cause malefícios irreparáveis ao atendimento, mas sim que você deve conhecer tais perigos e tomar as devidas precauções para combatê-los.

Continue lendo esse artigo e descubra quais são os riscos do atendimento via WhatsApp para hotéis.

Não ter integração com outras ferramentas

O WhatsApp não tem integração com outras ferramentas, como as centrais de atendimento para hotéis, pousadas e outros estabelecimentos da área. Isso ocorre devido ao sistema de criptografia do aplicativo, que impossibilita que ele seja incorporado a outras plataformas.

O argumento utilizado pela empresa detentora do aplicativo é de que, caso tornasse isso possível, abriria espaço para que pudessem ser enviados anúncios e spam pelo mensageiro.

Dificuldade em gerar métricas com o WhatsApp para hotéis

A criptografia também causa outro inconveniente para o uso do WhatsApp para hotéis, a impossibilidade de gerar métricas, ou seja, dados mensuráveis sobre a quantidade de reservas feitas em determinado período, por exemplo.

Outro ponto negativo da dificuldade em gerar métricas é a impossibilidade de mensurar o grau de satisfação dos hóspedes com o atendimento.

Ao utilizar outras ferramentas, como um motor de reservas, por exemplo, é possível avaliar todas as etapas do atendimento, verificando pontos que precisam ser melhorados para alcançar a excelência.

Não permitir automatização do processo de vendas de reservas

Ao contrário do Facebook Messenger que permite a inserção de bots, os robôs que enviam mensagens automaticamente, o WhatsApp para hotéis ainda não tem essa função.

Desse modo, para que os clientes não fiquem esperando pelo atendimento, é necessário ter sempre um atendente à disposição para responder as mensagens e fazer as reservas. Isso é desinteressante, principalmente para hotéis e pousadas menores, que não possuem um setor de reservas trabalhando 24 horas por dia.

Necessidade de resposta rápida

As pessoas querem ser prontamente atendidas quando enviam uma mensagem pelo WhatsApp. Afinal, elas têm a necessidade de fazer reservas, muitas vezes, com urgência. Essa realidade é comum principalmente para hotéis que não estão localizados em destinos turísticos e têm foco maior no atendimento de pessoas que viajam a trabalho, como vendedores e representantes comerciais.

Com essa necessidade de resposta rápida e impossibilidade de automatizar as respostas, se um cliente não tiver a sua demanda prontamente atendida, poderá deixar de se hospedar no seu estabelecimento e procurar por um concorrente.

Risco de fraudes ou vírus

Infelizmente ainda não é possível controlar quem está enviando as mensagens para o seu aplicativo e isso pode acabar fazendo com que pessoas mal intencionadas enviem mensagens de fraudes. Por esse motivo, ao utilizar o WhatsApp para hotéis deve-se ter o cuidado de verificar todas as informações disponibilizadas pelas pessoas interessadas em fazer reservas.

Outro ponto que deve ser analisado nesse sentido é a abertura de arquivos ou links que contenham vírus. É preciso ter cuidado para não abrir arquivos maliciosos e causar danos aos smartphones ou computadores nos quais o aplicativo estiver sendo utilizado.

O WhatsApp para hotéis pode ser uma ferramenta relevante e prática para aumentar a quantidade de reservas no mercado hoteleiro, mas exige alguns cuidados.

Esperamos que nosso artigo tenha sido útil para você e que possa ter contribuído para que você consiga qualificar ainda mais o atendimento em seu hotel ou pousada.

Para seguir aprendendo sobre o assunto, nós recomendamos que leia também o nosso artigo “A importância das reservas diretas para os hotéis”.

Nele falamos sobre como proprietários e gestores de hotéis devem priorizar esse tipo de reserva para aumentar o seu faturamento. Não deixe de conferir!

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