Reputação online para hotéis: por que você deve estar atento

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Reputação online para hotéis: por que você deve estar atento

O consumidor moderno é muito ativo na internet. Não é raro encontrarmos pessoas que fazem muita pesquisa antes de fazer a compra de um produto ou reservar um apartamento para uma viagem. É por isso que a reputação online para hotéis é tão importante.

Neste post, vamos explicar mais sobre reputação online para hotéis e como elas impactam na venda de reservas. Siga conosco e informe-se!

O que é a reputação online para hotéis e qual é a sua relevância?

De acordo com a professora de Relações Públicas Carolina Terra, em uma publicação do blog Todo Mundo Precisa de um RP, a reputação digital está relacionada à forma como a opinião pública vê uma empresa na internet.

Ainda segundo Carolina, as empresas precisam “construir e gerir reputações, marcas e relacionamentos que sejam sólidos, consistentes, duradouros e, sobretudo, positivo aos olhos de suas audiências de interesse”.

Desse modo, no caso específico da reputação online para hotéis, é preciso estar atento aos comentários negativos na internet, à exposição de fotos, vídeos e áudios que possam comprometer o estabelecimento, às avaliações negativas nas redes sociais etc.

Para evitar esse tipo de problema, a gerência do hotel deve adotar medidas e boas práticas digitais. Isso preserva o seu estabelecimento da construção de uma imagem negativa nos ambientes online.

Como melhorar a reputação online para hotéis?

Para que você saiba como melhorar a reputação online no seu hotel e permitir que as pessoas vejam o estabelecimento de forma mais positiva, desenvolvemos algumas dicas. Confira!

Dica 1. Responda rapidamente as avaliações

As pessoas tendem a ler os comentários de outros hóspedes na página do hotel no Facebook, no TripAdvisor, no Booking etc. Por isso, é preciso estar muito atento a esses canais. Afinal, se a maior parte das avaliações for negativa, suas vendas de reservas diretas poderão cair drasticamente.

É por isso que todos os comentários precisam ser respondidos rapidamente, sejam eles positivos ou negativos. No caso dos positivos, agradeça o hóspede pelos elogios.

Já nos negativos, desculpe-se por qualquer situação desagradável no hotel, mostre-se disposto a corrigir possíveis falhas e veja alguma maneira de recompensar o hóspede em caso de ele ter tido algum prejuízo.

Isso fará com que as pessoas vejam que o seu estabelecimento se preocupa em resolver as questões apontadas pelos hóspedes. E o que podia ser um problema para a reputação, pode acabar virando uma publicidade positiva.

Dica 2. Mantenha as suas fotos e vídeos atualizados em seus canais

As fotos e vídeos de qualidade ajudam a construir uma boa reputação online para hotéis. Por isso, sempre produza materiais interessantes e atrativos, como imagens fartas da mesa de café da manhã e da infraestrutura do hotel e publique-os em seus canais digitais.

Como diz um conhecido ditado “a primeira impressão é a que fica”. Logo, se um cliente visualiza imagens positivas do seu hotel na internet, será impactado positivamente. E isso aumenta as chances de finalizar a compra de uma reserva.

Dica 3. Incentive as pessoas a interagirem com o hotel nas redes sociais

Antigamente era comum que as marcas contratassem celebridades, como atores de novelas e cantores para estrelarem suas campanhas publicitárias. Com a ascensão da internet essa prática caiu muito.

Isso se justifica porque as pessoas atualmente dão muita mais credibilidade para as opiniões de “gente como a gente”, do que para a imagem de artistas que foram pagos para falar bem de algo.

No caso dos hotéis não é diferente e é por isso que você deve incentivar os hóspedes a produzirem conteúdos como fotos, vídeos e relatos contando sobre a boa experiência que tiveram no local.

Para isso, podem ser criadas promoções como sorteios de brindes para quem publicar fotos do hotel com uma determinada hashtag nas redes sociais, fazer check-in na página no estabelecimento no Facebook etc. Use a criatividade!

A reputação online para hotéis, como você pode perceber, é muito relevante. As pessoas se preocupam em analisar o que os outros pensam de um estabelecimento antes de reservar apartamentos. Por isso, informe-se sobre o que estão falando do seu hotel nas redes sociais e adote as dicas que citamos aqui.

Você ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar a sua experiência sobre reputação online conosco? Então deixe um comentário no espaço abaixo. Aqui a sua opinião é sempre bem-vinda.

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