Recepcionista de hotel: funções e qualidades essenciais

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Recepcionista de hotel: funções e qualidades essenciais

O recepcionista de hotel é um dos colaboradores mais importantes para conquistar os clientes que chegam até um estabelecimento de hospedagem, uma vez que lidam diretamente com o público.

São eles que fazem com que uma pessoa se sinta à vontade e bem recebida no local. Por isso, precisam ter diversos conhecimentos sobre hotelaria, receptividade, turismo, atendimento ao cliente, entre outras áreas correlatas.

É de responsabilidade do gerente do estabelecimento, coordenar as ações desenvolvidas por um recepcionista de hotel. Por isso, conhecer as funções e qualidades essenciais é tão relevante para você.

Antes disso, é interessante entender sobre conceitos como concierge, front-office e back-office. Veja!

Curiosidades sobre as funções de um recepcionista de hotel

Em hotéis e pousadas de pequeno porte é comum que os recepcionistas sejam responsáveis por todas as atividades de recepção e orientação aos hóspedes. Porém, em estabelecimentos mais luxuosos, as funções são divididas em categorias.

Recepção em hotéis de influência europeia

Em hotéis com influência europeia, existem dois profissionais que atuam na recepção, o recepcionista administrativo e o concierge. O primeiro é o responsável pelas atividades burocráticas no check-in e no check-out.

Já o concierge é o responsável por prestar um atendimento único aos clientes, dando suporte em todos os aspectos referentes à hospedagem, inclusive indicando serviços, como passeios turísticos.

recepcionista de hotel

Recepção em hotéis de influência americana

Os hotéis de influência americana são mais populares no Brasil. Neles, as categorias de recepcionistas são os front-office e o back office.

Nesse caso, o front-office é o recepcionista de hotel que recebe os hóspedes e faz os procedimentos necessários no momento do check-in. Já o back-office é a pessoa que faz todas as atividades mais administrativas, como a atualização do cadastro dos hóspedes e o controle das reservas.

4 qualidades essenciais para o trabalho de recepcionista de hotel

Existem algumas qualidades que dão destaque para um recepcionista de hotel. Observe as principais delas!

1. Formação

Não existe uma regulamentação de que os recepcionistas necessitam ter uma determinada formação acadêmica, porém, se destacam as pessoas que fizeram cursos técnicos profissionalizantes na área.

Quem é formado em áreas como Turismo ou Hotelaria também pode atuar na função, na maioria das vezes em cargos de supervisão ou gerência dos times de recepcionistas.

2. Domínio de línguas estrangeiras

Muitos hotéis recebem hóspedes de outros países. Por isso, uma qualidade muito valorizada nos recepcionistas é o domínio de línguas estrangeiras, como o inglês e o espanhol.

Em muitos casos, quando os colaboradores ainda não têm domínio de outros idiomas, os hotéis costumam oferecer cursos para qualificar as suas equipes.

3. Responsabilidade

O recepcionista precisa ter responsabilidade sobre as atividades que está realizando. É preciso que ele compreenda sobre a relevância do seu papel perante os hóspedes, bem como a importância de tratar todos com respeito.

Caso cometa algum erro, a pessoa precisa estar pronta e ter a humildade de pedir desculpas, uma vez que isso demonstra ser um profissional responsável.

4. Conhecimentos em novas tecnologias

O uso do WhatsApp, Facebook Messenger e outros canais para realizar reservas é cada vez mais comum para os hóspedes de hotéis. É por isso que os recepcionistas precisam ter conhecimentos sobre as novas tecnologias e como lidar com elas.

É claro que o hotel deve treinar os funcionários, caso seja implementada uma nova ferramenta de integração de canais de comunicação, por exemplo. No entanto, é preciso que o colaborador tenha, no mínimo, requisitos básicos para exercer bem essas atividades.

Sabe aquele ditado popular que diz, “a primeira impressão é a que fica”? Ele é muito válido quando falamos em características de um recepcionista de hotel. Isso porque esse colaborador é a primeira pessoa com a qual os hóspedes terão contato. Assim sendo, invista na qualificação desse profissional!

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