Paridade de tarifas: por que equilibrar motor de reservas e OTA?

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Paridade de tarifas: por que equilibrar motor de reservas e OTA?

Quem trabalha no setor hoteleiro e tem o hábito de acompanhar as novidades sobre essa área, certamente já ouviu falar em paridade de reservas. O termo, que também é visto em muitos locais em sua versão na língua inglesa, “rate parity” consiste no equilíbrio entre motores de reservas e OTAs.

A ideia é que você possa praticar a paridade de reservas para equilibrar as vendas feitas via OTA e as reservas diretas, aumentando assim a lucratividade do seu hotel ou pousada.

Para que você entenda mais sobre esse assunto é preciso ter um conhecimento um pouco mais aprofundado sobre OTA, motor de reservas e paridade. Então, esclareceremos todos esses termos nos tópicos a seguir. Confira!

O que são OTAs?

OTA é uma sigla na língua inglesa para Online Travel Agency, ou seja, agências de viagens que fazem o agendamento de reservas pela internet, fomentando o turismo online. São sites conhecidos como o Decolar, o Booking, o TripAdvisor, entre outros.

Esses serviços são muito populares e é bastante comum que as pessoas que viajam bastante, a trabalho ou a lazer, pesquisem e façam reservas em hotéis utilizando esses canais.

Apesar dessa situação parecer benéfica em um primeiro momento, é preciso lembrar que as OTAs cobram comissões dos hotéis participantes de seus sites. Tais valores são considerados altos, principalmente para hotéis e pousadas de pequeno e médio porte.

Isso tudo gera uma dúvida para os empresários do setor: pagar ou não pagar as comissões das OTAs? A resposta para isso é apostar na paridade de reservas como estratégia.

O que são motores de reservas?

Por sua vez, os motores de reservas são ferramentas de domínio do próprio hotel ou pousada. São plataformas que podem ser contratadas pelo estabelecimento para centralizar as formas de contato entre os públicos.

Os motores de reservas, ao contrário das OTAs não cobram taxas abusivas e garantem maior lucratividade para os estabelecimentos, principalmente se o negócio apostar em estratégias de paridade de reservas.

Mas afinal, o que é paridade de reservas?

A paridade de reservas consiste em manter a consistência das tarifas de um hotel em todos os canais de distribuição, de modo que possa ser feita uma divisão com vistas a aumentar a lucratividade do estabelecimento.

Assim, o hoteleiro pode estipular quantos apartamentos pode disponibilizar em cada canal, sem que para isso seja necessário pagar altas taxas para as OTAs.

Esses sites podem vender as reservas de apenas alguns apartamentos mais simples, por exemplo, deixando os mais sofisticados e os com valores de diária mais altos com reservas exclusivas no site do hotel.

A partir disso, deve ser elaborada uma estratégia para atrair visitantes dos portais de OTAs para o site do seu hotel, para que os clientes possam fazer as compras diretamente com você.

A paridade de reservas, ou seja, o equilíbrio de vendas feitas via OTAs e motor de reservas, só ganha efetividade quando existe um planejamento muito bem estruturado por trás disso tudo.

Um exemplo de estratégia para conquistar mais vendas diretamente pelo site é conceder descontos para os clientes que fizerem compras por ali. Orientar atendentes para dar essa opção aos hóspedes que entrarem em contato por meio do WhatsApp do hotel ou pelo Facebook Messenger também é importante para garantir mais fechamentos via site.

Criar uma base de contatos com hóspedes que visitam o hotel com frequência e enviar a eles newsletter com promoções, por exemplo, também é uma estratégia que faz com que mais pessoas realizem suas reservas pelo site do hotel e não pelos portais OTAs, garantindo assim a paridade de reservas.

Esperamos que nosso conteúdo tenha sido útil para você e que agora que entende um pouco mais sobre a paridade de reservas, possa desenvolver esse conceito no seu negócio.

O atendimento híbrido é a algo que pode ajudar nesse sentido, mesclando o atendimento automatizado (boots) e humano nas conversas com as pessoas que entram em contato pelos canais do hotel.

Quer saber mais sobre esse tema? Leia nosso artigo “Como o atendimento híbrido de chat pode aumentar as reservas diretas”. 

CR Soluções

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