Mídias Sociais: 7 Boas Práticas para melhorar reservas diretas

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Mídias Sociais: 7 Boas Práticas para melhorar reservas diretas

As mídias sociais são ferramentas que podem contribuir muito para melhorar as reservas diretas em hotéis e pousadas. Esse cenário é comprovado por um estudo realizado pela Amadeus e divulgado em reportagem da Revista Hotéis.

A pesquisa concluiu que 48% dos brasileiros utilizam as redes sociais para fazer o planejamento de viagens. O estudo também aponta que o Facebook tem 87% de adesão entre as pessoas que utilizam essas mídias para planejar viagens, seguido de 85% do WhatsApp e 52% do Instagram.

Continue lendo e descubra como aproveitar essa oportunidade!

1. Utilize o WhatsApp Business

O WhatsApp Business permite a criação de perfis comerciais no aplicativo para troca de mensagens. Esse tipo de perfil é bem mais completo e profissional do que a versão do WhatsApp utilizado para fins pessoais.

Ele possibilita a inclusão de informações úteis para os hóspedes, como o site do hotel, os perfis em outras mídias sociais, endereço físico, número de telefone etc. Outra característica, que pode melhorar as reservas diretas, é o agendamento de mensagens de forma automatizada.

2. Otimize as suas redes sociais para mobile

A maioria das pessoas acessa as redes sociais via celular e outros dispositivos móveis. Por isso, os canais do hotel nessas mídias precisam ser otimizados para as plataformas mobile.

Posts com imagens devem conter, preferencialmente, fotos na horizontal, pois esse formato é mais amigável para dispositivos com telas menores. Além disso, algumas mídias sociais, como o Facebook, já disponibilizam o uso de capas para o perfil com o tamanho ideal para que a imagem seja bem posicionada tanto em computadores, como em smartphones.

3. Use os chatbots no Facebook para melhorar as reservas diretas

O Facebook Messenger possibilita, por meio de algumas ferramentas, o uso de bots, ou seja, robôs que respondem mensagens automaticamente. Esse recurso é útil para que as pessoas não fiquem esperando muito tempo para ter suas demandas atendidas, quando entram em contato com o hotel por esse canal.

Com ele, se o seu hotel não tem um setor de reservas que funciona 24 horas por dia, é possível cobrir os horários vagos com respostas programadas, dando as primeiras informações para o cliente que deseja se hospedar no estabelecimento.

4. Faça os seus posts virarem reservas

Existem alguns aplicativos, como o Like2Buy, que faz com que os seguidores das redes sociais, ao clicarem em uma imagem no Instagram, sejam direcionados para a central de reservas do hotel.

Para você ter uma ideia da relevância dessa estratégia, ela já vem sendo desenvolvida por gigantes da hotelaria, como o Conrad Hotels para melhorar as reservas diretas.

5. Estimule o engajamento de propagação

É chamado de engajamento de propagação o ato de os seguidores de uma página nas redes sociais estimularem mais pessoas a verem os posts dela. Isso acontece quando alguém curte, compartilha ou marca um amigo em uma publicação, por exemplo.

O estímulo ao engajamento de propagação pode ser feito por meio de promoções nos perfis do hotel no Facebook e no Instagram, com brindes, como uma reserva grátis para o cliente que enviar a resposta mais criativa para uma pergunta feita em uma postagem, por exemplo.

Essa é uma ação que gera muito engajamento  com a marca, colaborando para  melhorar as reservas diretas.

6. Pratique a técnica 80/20

As pessoas não acessam as mídias sociais para ver propaganda, mas sim para interagir com seus amigos e marcas que gostam. Por isso, recomenda-se o uso da técnica 80/20.

Essa prática parte do pressuposto de que 80% dos conteúdos publicados nas redes sociais devem ser de cunho informativo ou interacional e apenas 20% deve ser publicidade propriamente dita. Aplicando o 80/20, é bem provável que você consiga melhorar as reservas diretas, pois as pessoas gostam de receber informação útil e interessante, como dicas de turismo da sua região, por exemplo.

7. Faça Stories

As Stories são uma modalidade de post que surgiu no Snapchat e, em seguida, virou febre em outras mídias, como o Facebook, o Instagram e o WhatsApp. Trata-se de fotos ou pequenos vídeos, que mostram momentos, histórias que acontecem com uma marca, pessoal ou empresarial.

Se o seu hotel faz eventos, por exemplo, você pode utilizar as Stories para mostrar alguns detalhes das celebrações para os seguidores de suas redes sociais, aumentando a visibilidade da marca.

As mídias sociais são excelentes canais para melhorar as reservas diretas de um hotel. Experimente colocar essas dicas em prática e conquiste mais hóspedes para o seu estabelecimento.

Continue aprendendo sobre o assunto! Leia o nosso artigo “Quais as melhores estratégias para vender a guerra das reservas diretas? ”.

CR Soluções

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