Marketing nas redes sociais: erros que seu hotel deve evitar

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Marketing nas redes sociais: erros que seu hotel deve evitar

Quando falamos em marketing hoteleiro, algo que não pode ser deixado de lado são as estratégias nas redes sociais, pois as pessoas cada vez mais estão presentes nesse meio. Além disso, de acordo com a pesquisa Social Media Trends, 92,1% das empresas utilizam esses canais atualmente. Por isso é importante que o seu hotel tenha uma estratégia de marketing nas redes sociais.

Isso quer dizer que, se você não investe em marketing nas redes sociais, é bem provável que os seus concorrentes invistam. Tal realidade pode fazer com que eles vendam mais reservas diretas do que você, por exemplo.

Entenda o porquê de utilizar as redes sociais no marketing hoteleiro

A doutora em comunicação e professora universitária Raquel Recuero é uma das principais pesquisadoras sobre redes sociais no Brasil. Em um de seus livros, chamado “Redes sociais na internet”, ela propõem uma reflexão interessante.

Para Recuero, as redes sociais fazem com que as empresas e as pessoas criem laços umas com as outras. Esses laços, no entanto, podem ser fracos ou fortes. Para que um laço fraco seja criado, basta que uma pessoa curta a página do seu hotel no Facebook, por exemplo.

Porém, é preciso criar laços fortes, que valorizem a sua marca e permitam que sejam gerados negócios. Para isso é preciso estratégia. É justamente para ganhar credibilidade junto ao público e fechar mais vendas de reservas que você precisa investir nessas ações de marketing hoteleiro.

Veja 6 erros que devem ser evitados no marketing nas redes sociais

O problema do marketing nas redes sociais, tanto para hotéis quanto para outros tipos de empresa, é que alguns empresários têm uma visão um pouco limitada sobre o processo. Eles pensam que se trata de algo simples e que pode ser feito por qualquer pessoa, mas não funciona dessa forma.

Caso não se tenha profissionalismo e conhecimento por trás das estratégias nas redes sociais, não se obterá êxito. Veja, a seguir, 6 erros comuns que você deve evitar ao utilizar esses canais de comunicação para o seu hotel.

1. Não ter uma estratégia por trás dos posts

Conforme explicamos, é preciso ter uma estratégia ao trabalhar o marketing nas redes sociais. A imagem bonita que vemos no Facebook ou no Instagram é só a ponta de um iceberg, quando falamos nesse tipo de trabalho.

O responsável pelas redes sociais no marketing hoteleiro deve fazer muita pesquisa para conhecer os públicos no negócio, identificar oportunidades, desenvolver novos tipos de publicação etc. Apenas assim poderão ser criados laços fracos.

2. Não investir em publicações patrocinadas

O Facebook e o Instagram são empresas que visam obter lucro, assim como você também quer ganhar dinheiro com o seu hotel. Por isso, nada mais natural do que eles cobrarem para que as empresas anunciem nos canais.

Ambas as redes compartilham um gerenciador de anúncios, pelo qual você escolhe o valor que quer atingir. Essa ferramenta possibilita que você crie públicos extremamente nichados e assim possa gastar menos, mostrando os seus anúncios para quem realmente precisa vê-los.

3. Apagar ou ignorar comentários negativos

Se um cliente insatisfeito deixar um comentário negativo sobre o hotel nas redes sociais, apagá-lo ou ignorá-lo pode ser um erro grave. Procure entender o que gerou o incômodo com essa pessoa, ofereça uma solução para o problema e responda-a, em público, de forma educada.

Caso apagar o post e o usuário ter dado um “print screen” na tela antes disso, ele pode divulgar que você exclui informações e manchar a reputação do estabelecimento.

4. Adotar uma linguagem muito distante do público

Ter conhecimento do público é relevante para que se possa adotar uma linguagem próxima à utilizada por ele nas redes sociais.

Um hotel turístico pode ter um tom de voz mais leve e divertido. Porém, um hotel voltado para empresários deve ter um estilo mais formal nas mensagens.

5. Utilizar perfis pessoais para conversar com os clientes

Alguns estabelecimentos comentem o erro de conversar com os clientes por redes particulares dos colaboradores. Isso não pode acontecer, pois além de uma imagem negativa para o hotel, pode gerar até questões trabalhistas.

Ferramentas como o WhatsApp Business impedem que isso aconteça. Busque sempre por esses meios para se relacionar com as pessoas que entram em contato com o hotel.

6. Demorar para responder as mensagens

Quando alguém envia uma mensagem pelo WhatsApp ou pelo Facebook Messenger espera uma resposta imediata. Por isso, evite demorar para responder as interações.

Você pode contar com ferramentas que integram todas as formas de comunicação adotadas em seu marketing hoteleiro e obter mais resultados positivos.

Agora você já conhece os principais erros do marketing nas redes sociais. Então, tome cuidado para não cometê-los. E por falar em redes sociais, que tal conhecer a nossa página no Facebook? Assim você sempre ficará por dentro de nossas novidades.

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