Marketing hoteleiro: quanto investir para aumentar as reservas?

Share

Marketing hoteleiro: quanto investir para aumentar as reservas?

“A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho”. Essa frase é de Peter Drucker, escritor e professor americano que é considerado o pai da administração moderna e que estudou muito sobre as formas como as empresas devem fazer investimento em marketing. E será que ela se aplica ao marketing hoteleiro?

Vamos fazer um exercício e trazer esse pensamento de Drucker para a área da hotelaria. Nesse caso, o objetivo do marketing poderia ser o de fazer com que os hóspedes conheçam o seu hotel e se sintam tão bem nele, que procurem diretamente por ele para fazer reservas.

Assim, a ideia é aumentar as reservas diretas, feita pelo seu site, redes sociais, WhatsApp, telefone ou outros canais de atendimento que utilizar. Sem a intermediação de terceiros, como as OTAs, é possível lucrar muito mais!

Agora você deve estar se perguntando: “quanto devo destinar de investimento em marketing para aumentar as reservas diretas?”. Responderemos essa pergunta neste artigo, mas antes é preciso explicar um pouco mais sobre o marketing hoteleiro. Vamos lá?

O que é o marketing hoteleiro?

O marketing hoteleiro é a área responsável por desenvolver todas as estratégias de divulgação de um hotel. A isso inclui o gerenciamento de redes sociais, produção de materiais para o marketing de conteúdo, assessoria de imprensa, criação de peças publicitárias para anúncios em mídias tradicionais, como jornais e revistas etc.

É importante destacar que o setor de marketing não faz vendas, mas deve adotar meios para que as pessoas conheçam o seu hotel e possam vir a se hospedar nele. Além disso, as ações de relações públicas e atendimento ao cliente também estão diretamente ligadas com esse setor.

Por que investir em marketing hoteleiro?

O investimento em marketing é importante para os hotéis, porém deve ser estratégico e não simplesmente alimentar canais com conteúdo. Deve-se desenvolver ações que realmente atraiam hóspedes para o estabelecimento, tendo metas claras, como o aumento do número de reservas diretas.

Hoje, um dos principais desafios que os hotéis têm é justamente deixar de ter intermediários lucrando em cima dos seus serviços, como acontece com as OTAs. Essas agências digitais podem tirar muito dinheiro dos hotéis, mas não é preciso ficar refém delas, caso sejam executadas boas ações de marketing hoteleiro para vender reservas diretas.

Uma reportagem publicada na Revista Hotéis mostra que vender reservas somente por meio de OTAs é uma política suicida para os estabelecimentos de hospedagem. É aí que o marketing se destaca e ações como trabalhar com links patrocinados, ter um site responsivo e um motor de reservas eficiente podem ser desenvolvidas para que o hotel tenha mais lucro. 

DICA BÔNUS:
Muito importante também nos dias atuais é a percepção da necessidade de uma ferramenta de apoio ao atendimento nos diferentes canais de comunicação como telefone, e-mail e WhatsApp, por exemplo. De nada basta aumentar a quantidade de visitas e contatos de orçamento se o hotel ou pousada não tiver do seu lado um software que finalize a compra através destes canais. Boa parte das pessoas não tolera mais aguardar horas por um resultado de cotação. Se você não conhece nenhuma plataforma de vendas deste tipo veja este link.

Afinal, quanto é preciso destinar para investimento em marketing para aumentar as reservas diretas?

Agora que você já entende o que é o marketing hoteleiro e o porquê de investir nessa área, deve estar se perguntando sobre valores, não é mesmo? Para isso, recomendamos a aplicação de uma fórmula simples, que permite ver a porcentagem representativa na fatia de vendas diretas e de terceiros.

Assim sendo, é preciso somar os valores de venda de terceiros e fazer uma média de custo. A partir dessa média, deve-se subtrair o custo da venda direta, pegar um terço da diferença e dividir por 10. Com isso, se terá um valor inicial destinado ao marketing.

Vamos ver um exemplo prático? Se a soma dos valores da venda de terceiros for de 17% e o custo da reserva direta 5%, teremos a seguinte fórmula matemática aplicada:

17% – 5 % = 12%/3 = 4%/10 = 0,4%

Assim, percebe-se que o investimento em marketing sobre todas as vendas, diretas e indiretas, deve ser de 0,4%. Não é um cálculo complicado! Você pode fazer facilmente no seu hotel e ter um valor estimado de verba para investir em divulgação.

Compreendida a importância do marketing hoteleiro e como destinar o investimento correto a ele? Então agora você deve ter interesse em saber que ações pode adotar para divulgar o seu estabelecimento.

Temos várias dicas sobre isso no post “8 ações de marketing para hotéis para atrair clientes”. Confira!

CR Soluções

Faça parte de uma solução completa de atendimento e venda direta. A CR Soluções tem as melhores ferramentas de motor de reservas e atendimento para hotéis e pousadas de todos os tamanhos. Fale conosco se deseja aumentar as reservas diretas.

Related Posts

Post A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *