Guia de atendimento por WhatsApp para hotéis e pousadas

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Guia de atendimento por WhatsApp para hotéis e pousadas

Será que é possível fazer o atendimento por WhatsApp para hotéis e pousadas? A resposta para essa pergunta é sim, porém alguns cuidados são necessários para se obter o sucesso nesse processo.

Atualmente, com o lançamento do WhatsApp Business é possível aumentar a venda de reservas em estabelecimentos de hospedagem, mas é importante que esse recurso seja utilizando adequadamente para não prejudicar o atendimento e a percepção do cliente.

No caso de o atendimento por WhatsApp para hotéis e pousadas não ser feito corretamente e com qualidade, os clientes podem não voltar ao seu estabelecimento, o que pode acarretar em perdas nas vendas de reservas e, consequentemente, no faturamento do hotel.

Com base nessa realidade, listamos algumas dicas para que você possa obter êxito no atendimento por WhatsApp para hotéis e pousadas.

1. Atendimento por WhatsApp para hotéis e pousadas deve ter um número exclusivo

Jamais utilize ou permita que seus colaboradores utilizem contas pessoais do WhatsApp para fazer o agendamento de reservas para clientes do hotel. Também não é recomendado o uso do celular do estabelecimento para isso, caso ele seja utilizado também para outras finalidades.

A opção mais indicada é que se tenha um número exclusivo para fazer o atendimento por WhatsApp para hotéis e pousadas, de modo que nele sejam salvos os contatos dos hóspedes que costumam frequentar o local, bem como possa ser feita a divulgação em materiais publicitários, como posts nas redes sociais.

Essa separação, além de atribuir mais profissionalismo à imagem do hotel, evita que a perda de contatos quando da ocasião do desligamento de um colaborador que atua no setor de reservas.

2. Divulgue o atendimento via WhatsApp 

Para que as pessoas possam fazer reservas pelo WhatsApp, elas precisam ter conhecimento do seu número. Para isso, é preciso fazer uma divulgação ampla em todos os canais de comunicação do hotel ou pousada.

Você pode incluir a informação sobre o atendimento via WhatsApp em seus cartões de visita, panfletos, placas, banners, outdoors, site, perfis nas redes sociais, anúncios em emissoras de rádio e TV, entre outras mídias utilizadas para divulgar o estabelecimento.

3. Tenha agilidade nas respostas

As pessoas estão acostumadas a ter uma comunicação muito rápida ao conversarem pelo WhatsApp e esperam que o hotel siga esse padrão no atendimento. Por isso, é preciso adotar estratégias para responder as mensagens com agilidade.

Caso o atendimento não seja feito no tempo esperado, é natural que esses clientes procurem por um estabelecimento concorrente e deixem de se hospedar no seu hotel.

Contar com uma plataforma de atendimento integrado é a melhor maneira para fazer o atendimento rapidamente, pois além do WhatsApp podem ser integrados outros canais como o e-mail, chats online, call center etc.

4. Utilize uma linguagem impessoal

Você não precisa exagerar na formalidade e nem agir de forma robotizada ao responder as mensagens dos hóspedes. Pelo contrário, o ideal é adotar um discurso mais informal no atendimento por WhatsApp para hotéis e pousadas, como se estivesse conversando com um amigo pelo aplicativo.

Apesar disso, é preciso ter alguns cuidados, como evitar o uso de gírias, não abreviar palavras e jamais cometer erros de ortografia ou gramática. É preciso ser impessoal, mas ao mesmo tempo profissional, passando seriedade para o receptor das mensagens.

Seguindo essas dicas básicas, temos certeza de que você terá muito mais sucesso ao fazer o atendimento por WhatsApp para hotéis e pousadas. Desse modo, os clientes poderão contar com esse serviço e fazer reservas de forma muito mais prática, o que aumentará a lucratividade do estabelecimento.

Há quem veja as reservas diretas como a principal solução para que um hotel ou pousada tenha mais lucratividade e o WhatsApp é um aplicativo que pode ajudar nesse sentido.

Gostou desse artigo sobre atendimento na rede hoteleira com uso do WhatsApp?  Recomendamos que você leia também o nosso artigo “Quais as melhores estratégias para vencer a guerra das reservas diretas? ”. Nele você encontrará dicas não apenas sobre aplicativos e redes sociais, mas também em outras áreas que podem ser trabalhadas para impulsionar as vendas de reservas em um hotel.

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