Gestão de compras para hotéis: entenda a importância

Share

Gestão de compras para hotéis: entenda a importância

A gestão de compras para hotéis é algo que precisa estar na agenda e deve ser levado em consideração pelos gerentes desse tipo de estabelecimento. O objetivo dessa ação é que se possa conhecer de forma detalhada os processos de aquisição dos produtos comercializados e assim não ter riscos de prejuízo.

Tal assunto merece a sua atenção e foi pensando nisso que julgamos necessário abordá-lo em nosso blog. Acompanhe, a seguir, mais informações sobre a gestão de compras para hotéis.

A importância da gestão de compras para hotéis

É relevante que os gestores deem uma atenção especial para o setor de compra nos hotéis. Assim, é possível garantir produtos de qualidade para serem vendidos ou disponibilizados para os hóspedes.

Com um trabalho adequado na gestão de compras, também se evita gastos desnecessários, como a compra de itens que já estão em grande quantidade nos estoques.

Também é evitado que muitas unidades de um mesmo item sejam compradas, fazendo com que eles percam a validade antes de serem consumidores. Isso traz muito prejuízo para o hotel e pode até mesmo afetar a lucratividade do negócio.

4 dicas de gestão de compras para hotéis

Para que você possa praticar a gestão de compras para hotéis da melhor forma possível, reunimos algumas dicas. Veja!

1. Faça uma listagem dos produtos comprados

O primeiro passo para fazer um planejamento de compras é listar tudo o que é necessário para o seu hotel. Nessa etapa, é recomendável que os produtos sejam separadas em duas categorias.

A primeira categoria deve ser formada por produtos que o hotel oferece gratuitamente aos hóspedes como toalhas, roupas de cama, papel higiênico, sabonetes, shampoos, alimentos servidos no café da manhã etc.

Já na segunda categoria se incluem itens que podem ser vendidos no hotel, como refrigerantes, cervejas, água mineral, alimentos como chocolates e salgadinhos etc.

2. Verifique a curva do estoque

Depois de ter listados e categorizado todos os itens do estoque do seu hotel, deve ser feita uma verificação da curva do estoque. Isso quer dizer que é preciso analisar a quantidade de entradas e saídas dos produtos.

No caso dos itens oferecidos gratuitamente, você precisa ter uma média mensal das quantidades gastas. Assim, é possível fazer uma boa gestão de compras para hotéis nos meses seguintes.

Já no caso dos produtos vendidos, você deve fazer as compras de acordo com a quantidade de vendas de cada um deles. Se um refrigerante com sabor de laranja vende muito, mas o de limão tem bem menos saída, por exemplo, deve-se sempre buscar adquirir mais unidades da primeira bebida.

É claro que isso não é algo fixo e que pode sofrer alterações com o passar do tempo. Por isso, convém sempre acompanhar todo o processo.

3. Encontre parceiros estratégicos

Uma outra boa dica para a gestão de compras em hotéis é encontrar parceiros estratégicos. Isso quer dizer que você precisa buscar meios para estabelecer uma relação de confiança com as empresas das quais adquire produtos.

Tendo uma parceria estratégica, você poderá negociar prazos e pagamentos, bem como a devolução de produtos, caso seja necessário. Além disso, terá prioridade de atendimento caso ocorra alguma situação urgente em que você necessite comprar algo de uma hora para outra.

4. Tenha um software para controle de estoque

As ferramentas de gestão para hotelaria devem ser suas aliadas para garantir o bom funcionamento do seu negócio. Assim, como os motores de reserva, você pode utilizar softwares para fazer o controle de estoque do seu hotel ou pousada.

Esses programas permitem que sejam registradas todas as entradas e saídas no estoque. Assim, você poderá acompanhar quantas unidades de cada item estão disponíveis, otimizando o trabalho do setor de compras.

Esperamos que você tenha conseguido aprender um pouco mais sobre a gestão de compras para hotéis. Siga as nossas dicas e otimize esse trabalho em seu estabelecimento.

E você, o que faz para melhorar a gestão de compras em seu hotel? Tem alguma tática exclusiva? Compartilhe conosco no espaço para comentários! 

CR Soluções

Faça parte de uma solução completa de atendimento e venda direta. A CR Soluções tem as melhores ferramentas de motor de reservas e atendimento para hotéis e pousadas de todos os tamanhos. Fale conosco se deseja aumentar as reservas diretas.

Related Posts

Post A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *