Futuro das reservas online: 5 tendências para hotéis e pousadas

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Futuro das reservas online: 5 tendências para hotéis e pousadas

Você já parou para pensar sobre o futuro das reservas online? Esse é um assunto que está em pauta entre os proprietários, gerentes de hotéis ou pousadas. Somente seguindo as principais tendências, pode-se seguir oferecendo um bom serviço para os clientes e manter-se em um mercado cada vez mais competitivo.

Conheça o futuro das reservas online

É preciso ter em mente que as novas tecnologias já fazem parte do mercado hoteleiro, principalmente no que concerne às reservas online. Os consumidores são cada vez mais digitais, utilizando ferramentas como o WhatsApp para reservas.

Para que você possa se preparar para o futuro das reservas online, listamos as 5 principais tendências da área. Acompanhe nos tópicos a seguir!

1. WhatsApp para reservas

Uma pesquisa recente mostrou que quase 90% dos brasileiros têm WhatsApp. Esse número impressionante demonstra como o aplicativo é popular e muito utilizado para trocas pessoais.

Com o surgimento do WhatsApp Business, versão para negócios do app, os hotéis também passaram a utilizar mais o mensageiro. Agora é possível ter contas verificadas para que os hóspedes utilizem o WhatsApp para reservas de diárias.

2. Atendimento híbrido de chat

O futuro das reservas online está nos chats digitais, por meio de ferramentas como o WhatsApp, o Facebook Messenger ou o próprio site do hotel. Porém, para facilitar a comunicação, chatbots podem ser utilizados para o atendimento.

Há, no entanto, a desvantagem dos robôs ainda terem inteligência limitada para responder a questões muito específicas. Nesses casos, convém que os atendentes humanos façam uma intervenção e assumam a conversa.

A essa funcionalidade damos o nome de atendimento híbrido de chat, pois, mescla o trabalho da inteligência artificial com a humana.

3. Motor de reservas 2.0

Ter um motor de reservas diferenciado, que seja intuitivo e fácil de utilizar, proporciona aos usuários uma maior facilidade em comprar diretamente do seu hotel e não por meio de OTAs, que vendem bem, mas cobram caro.

Por isso, garanta que a sua ferramenta tenha um layout responsivo, ou seja, que se adapte a qualquer tamanho de tela. Isso se justifica porque cada vez mais as pessoas estão trocando os computadores pelos smartphones e tablets. Logo, você precisa oferecer um motor de reservas que funcione bem em dispositivos móveis.

O uso de um motor de reservas 2.0 fará com que o seu estabelecimento equilibre as vendas, seja menos dependente de terceiros e assim alcance uma maior lucratividade no negócio.

4. Plataformas de atendimento

Garantir a satisfação dos hóspedes deve ser o principal objetivo dos gerentes, proprietários de hotéis ou pousadas. É por isso que quando falamos no futuro das reservas online, estamos nos referindo a uma realidade menos operacional e mais estratégica.

As plataformas de atendimento atuam nesse sentido, possibilitando que toda a demanda de comunicação com o hotel seja gerenciadas em um mesmo local. Assim, os atendentes terão mais facilidade para responder a mensagens, independentemente do meio escolhido por eles para entrar em contato com o estabelecimento.

5. Re-marketing

Você até investir em marketing para o seu hotel, mas adota alguma estratégia de re-marketing? Essa também é uma tendência para o futuro das reservas online, pois, faz com que pessoas indecisas ou que desistiram de reservar uma diária terminem o que iniciaram.

A ideia é que sejam utilizadas ferramentas inteligentes e automatizadas, que façam com que um cliente que acessou o site do seu hotel receba anúncios nas redes sociais, em banners de outros sites etc.

Essas são as principais tendências das reservas online para o futuro e que devem ser seguidas pelos proprietários de hotéis e pousadas. E você está pronto para que o seu hotel siga em alta e lucrando cada vez mais?

Como explicamos, ter um bom motor de reservas é fundamental para as reservas online. Saiba mais sobre o assunto em nosso “Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre motor de reservas está aqui”.

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