Fraude na reserva de hotéis: como se resguardar?

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Fraude na reserva de hotéis: como se resguardar?

Você já ouviu falar em fraude na reserva de hotéis? Essa é uma prática que tem se tornado cada vez mais comum entre pessoas má-intencionadas e que desejam dar golpes nos hotéis e pousadas.

É normal que existam golpistas que tentam se dar bem às custas dos outros a qualquer custo. Isso existe desde sempre, mas tem se acentuado ainda mais com a popularização da internet.

Fraude na reserva de hotéis são muito frequentes

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa feita pelo Serasa, que serviu como base de uma reportagem feita pelo portal G1, em 2017, o Brasil registrou 1,96 milhão de tentativas de fraude na internet. Esse número assustador representa a média de uma ocorrência do tipo a cada 16 segundos.

Pensando em ajudá-lo a se resguardar e evitar casos de fraude na reserva de hotéis, listamos algumas dicas que você pode colocar em prática no seu negócio. Acompanhe!

Desconfie das reservas de última hora

É preciso ter cuidado com as reservas que surgem de última hora, principalmente se você for um hotel voltado para lazer. Nem todo hóspede que solicitar um quarto no mesmo dia em que pretende ocupá-lo vai tentar dar algum tipo de golpe. Mas é importante estar atento para evitar que seu hotel tenha prejuízo e também seus clientes

Caso seu hotel seja voltado para o turismo de negócios, as reservas de última hora podem ocorrer com mais frequência. Uma dica é buscar sempre verificar os dados da empresa no qual o hóspede trabalha , checando site, e-mail e telefone da mesma.

DICA BÔNUS: Redobre a atenção se a reserva for não apenas para um, mas sim vários apartamentos. Procure sabe o motivo da hospedagem tão em cima da hora. Também desconfie da “não preocupação” com valores adicionais ao sugerir extras e categorias superiores. É sempre bom estar esperto com ações fora do comum.

Compra com cartão de terceiros são a principal causa de chageback

O chargeback, situação que ocorre quanto uma venda paga com cartão de crédito é contestada, é bastante comum e um dos principais tipos de fraude na reserva de hotéis. Nesse caso, o fraudador apresenta o cartão no nome de outra pessoa e faz o pagamento da diária.

Porém, quando o dono do cartão recebe a sua fatura e percebe uma compra que ele não fez, contesta o valor pago ao seu estabelecimento. Nesse caso, quem arca com o prejuízo é o estabelecimento e esse é um tipo de fraude na reserva de hotéis mais comuns. 

Então devo aceitar cartões de terceiros?

Uma dúvida bastante recorrente na hotelaria, principalmente de lazer, é se quando alguém for pagar uma reserva com cartão no nome de outra pessoa, deve-se ou não acatá-la?

E a resposta inicialmente é sim, mas com ressalvas! Sugere-se que o hotel ou pousada tenha regras definidas e distintas para estas reservas. Entre as medidas recomendadas estão: 

  1. Obter os dados do titular do cartão, incluindo nome completo, endereço e telefone.
  2. Saber o motivo no qual o titular está comprando a reserva para alguém, presente, férias, lua-de-mel, aniversário etc.
  3. Conhecer se há grau de parentesco entre o titular e o hóspede. Caso não sejam parentes, redobre o cuidado.
  4. Solicitar, por e-mail, cópia da última fatura do cartão de crédito utilizado.
  5. Elaborar e enviar um modelo de autorização de compra com cartão de crédito.

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Cheque os dados do hóspede na Receita Federal

Também é interessante que os dados fornecidos pelos hóspedes sejam checados na Receita Federal. Você pode solicitar a verificação do número do CPF e da data de nascimento, por exemplo. Assim, em casos de incoerências, pode ser até mesmo acionada a polícia, para que sejam tomadas as medidas cabíveis contra o fraudador.

Ofereça alternativas de pagamento

No que diz respeito a venda, é sempre bom contar com várias opções além do cartão de crédito. As alternativas como depósito ou transferência bancária, boleto e até a possibilidade de pagamento na chegada podem ser uma boa forma de você evitar prejuízos com fraude na reserva de hoteis.

Isso por que estes meios de pagamento são considerados off-line ou e precisam “materializar-se” para que haja a confirmação da reserva. Até a opção de pagamento na chegada – quando paga com cartão de crédito na maquineta do hotel – fica livre da fraude. Isso por que pagamentos físicos são realizados através de senha e são cobertos pelo risco da operadora de cartão ou banco.

IMPORTANTE: É sempre importante ressaltar que, em caso de fraude na reserva de hotéis, a responsabilidade será do seu estabelecimento. Por isso, é preciso tomar todos os cuidados para evitar perder dinheiro. Por outro lado, também deve-se agir com equilíbrio, para que você não acabe negando uma venda idônea.

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