CRM de vendas para hotéis: entenda a sua importância

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CRM de vendas para hotéis: entenda a sua importância

Prestar um bom atendimento para os clientes é algo fundamental para qualquer estabelecimento de hospedagem que se preze. E, para que isso possa se efetivar, o uso de um CRM de vendas para hotéis é a maneira mais eficiente.

Por meio desse tipo de software é possível adotar uma metodologia de atendimento integrado, mesclando em um só local os contatos feitos por e-mail, WhatApp, chat no site do hotel, Facebook Messenger etc. Além disso, pode-se desenvolver estratégias de relacionamento com o cliente.

Conhecer mais sobre essa solução inovadora é essencial para empresários e profissionais do ramo hoteleiro. Por isso, desenvolvemos este post, que esclarecerá algumas dúvidas sobre o CRM de vendas para hotéis. Veja mais na sequência!

O que é um CRM de vendas para hotéis?

CRM é uma sigla em inglês para “Customer Relationship Management”, termo que, traduzido para o nosso idioma, significa Gestão de Relacionamento com o Consumidor. Um software desse tipo, portanto, nada mais é do que um sistema que busca prestar um atendimento diferenciado para os clientes do hotel.

Por meio de uma solução CRM para hotéis, o trabalho no setor de vendas do estabelecimento poderá ser muito otimizado. Isso porque as informações são centralizadas todas em um único espaço, independentemente do canal por meio do qual o cliente entrou em contato.

Além disso, o CRM pode armazenar dados dos clientes e ser útil em campanhas de marketing. Se você ficou com o cadastro dos e-mails dos hóspedes que ficaram em seu hotel, por exemplo, pode desenvolver campanhas de e-mail marketing, enviando-lhes promoções.

Em que situações é indicado utilizar esse tipo de software?

Qualquer hotel, independentemente de seu tamanho, infraestrutura ou região de atuação pode utilizar de CRMs em suas estratégias de atendimento. No entanto, o seu uso é ainda mais recomendado para os estabelecimentos que tenham uma equipe de vendas em reservas, com mais de dois funcionários atuando no setor.

A ideia é que os profissionais envolvidos nessa atividade possam automatizar atividades e assim evitar a frustração dos clientes ao não obterem êxito em ter retorno aos contatos que fizerem com o hotel.

Quais são as vantagens de utilizar um CRM de vendas para hotéis?

O CRM de vendas para hotéis gera diversos benefícios para os estabelecimentos. A seguir, vamos comentar brevemente sobre os principais deles. Acompanhe!

Armazenamento das informações dos hóspedes para campanhas de marketing

Guardar os dados dos clientes é excelente para utilizá-los em ações de marketing, conforme descrevemos anteriormente. Isso também é importante para manter um bom contato com os hóspedes, principalmente se o seu hotel está localizado em uma região turística ou que recebe muitas pessoas que viajam a trabalho.

Uma pessoa que visita a cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, no período natalino, também pode se interessar em ver o local entre junho e agosto, nos meses de inverno. Isso porque o município tem programação diferenciada em ambas as datas e com os contatos dos hóspedes é possível comunicá-los sobre isso.

Atendimento ágil em múltiplas plataformas

Quem está planejando uma viagem de férias até pode tirar bastante tempo para pesquisar sobre hotéis e escolher a opção que mais for de seu agrado. Porém, o mesmo não ocorre com um vendedor externo que está de passagem por uma cidade e precisa fazer uma reserva para o mesmo dia, por exemplo.

Nesses casos, é bem provável que o cliente acabará se hospedando no estabelecimento que for mais ágil em lhe dar uma resposta. Com um CRM para hotéis você poderá implementar uma ferramenta híbrida de chat, que mescla atendimento automatizado com o humano, e garantir que responderá de imediato as mensagens que receber.

Registro de toda a negociação em nuvem

O CRM também pode ser utilizado para que os atendentes do hotel registrem toda a negociação em um lugar seguro e sempre disponível. A chamada nuvem, guarda todos os orçamentos enviados pelo especialista do hotel ao hóspede.

Se o cliente negociou uma tarifa especial, está registrado. Se o atendente A iniciou o processo de venda, o atendente B pode finalizar. Tudo isso só é possível com um bom software de gestão.

E o seu estabelecimento, já tem um CRM de vendas para hotéis? Em caso negativo, é preciso mudar essa situação, pois você pode estar perdendo dinheiro!

Nós da CR Soluções para o Turismo estamos à disposição para ajudá-lo nesse sentido. Confira neste post o CRM de vendas que ajuda hotéis, pousadas e resorts a multiplicarem as suas vendas.

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