Como usar Chatbots no Facebook para aumentar taxa de ocupação e fazer mais reservas

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Como usar Chatbots no Facebook para aumentar taxa de ocupação e fazer mais reservas

Você já ouviu falar em chatbot? Trata-se de um serviço de inteligência artificial que funciona como robô e está facilitando muito o atendimento em empresas de vários segmentos, o que inclui o setor de hotelaria. Nessa área, entre outras aplicações, eles são úteis para estreitar a comunicação com os clientes e aumentar taxa de ocupação.

Apesar da recente popularização dessa tecnologia, os chatbots ainda são novidade e é comum que as pessoas tenham muitas dúvidas sobre esse recurso.

Por isso, este artigo explica o que são chatbots, qual é a sua aplicação no mercado hoteleiro e como utilizá-los por meio do Facebook para aumentar taxa de ocupação.

O que são chatbots e por que eles são úteis no mercado hoteleiro?

Em sua mais recente obra, “Você, eu e os robôs”, a renomada pesquisadora Martha Gabriel caracteriza a inteligência artificial como a área da ciência da computação que lida com o desenvolvimento de máquinas ou computadores com capacidade de imitar a inteligência humana.

Desse modo, por meio de sistemas algoritmos, os computadores desenvolvem o aprendizado, assim como o cérebro humano. As máquinas podem imitar as funções cognitivas humanas, como o reconhecimento, o raciocínio, a solução de problemas complexos e a comunicação em linguagem natural.

É nesse cenário que surgem os chatbots, uma espécie de atendente virtual. Em hotéis, por exemplo, com eles os clientes podem solicitar reservas apenas conversando com um robô inteligente. Isso faz aumentar taxa de ocupação sem precisar investir mais em capital humano para fazer o atendimento.

O que são e como funcionam os bots de mensagens no Facebook?

O Facebook Messenger, o mensageiro eletrônico da rede social de Mark Zuckerberg, já permite que as páginas empresariais criem chatbots para interagirem com os seus clientes. Nele, o cadastro de mensagens automáticas pode ser feito diretamente nas configurações das Fanpage, porém, para soluções mais completas, recomenda-se o uso de outras ferramentas.

O Facebook F8 é uma das ferramentas que podem ser utilizadas para criar robôs e interagir mais com o Messenger. Ele permite a criação de mensagens personalizadas, modelos semiprontos e também a personalização de telas de boas-vindas.

No setor hoteleiro, os bots podem ser úteis principalmente para “cobrir” os horários nos quais o departamento de reservas não estiver trabalhando e aumentar taxa de ocupação. Para isso, pode ser criada uma mensagem automática, informando os horários de atendimento ou dizendo para o cliente quando ele terá uma resposta sobre a demanda levantada.

Vantagens e desvantagens dos chatbots para aumentar taxa de ocupação em hotéis

Vantagens do uso de chatbots do Facebook

As pessoas gostam desse tipo de ferramenta

De acordo com um estudo feito pela The Social Client e divulgado pelo portal Consumidor Moderno, cerca de 80% dos usuários de internet não se incomoda de ter o atendimento realizado, em um primeiro momento, por um robô.

Agilidade no atendimento

Com o uso de chatbots no Facebook você poderá programar respostas para que elas sejam enviadas segundos após a interação das pessoas, 24 horas por dia. Isso é muito importante para os hotéis e pousadas que não têm um departamento de reservas funcionando o dia todo.

Filtragem e solução de problemas

Todo hotel recebe perguntas frequentes no chat do Facebook, como o número do telefone, endereço, preço das diárias etc. Todas essas questões podem ser respondidas mais rapidamente com o uso de chatbots, otimizando o trabalho dos atendentes, que se dedicarão apenas às questões mais complexas.

Desvantagens do uso de chatbots em hotéis e pousadas

Não substitui o contato humano

Nem sempre o chatbot pode ser utilizado para atender um cliente desde o início do contato até o final. Isso porque, por mais que a inteligência artificial tenha evoluído, existem pontos que ainda não são tão bem desenvolvidos.

Não faz reservas diretas, sozinho. Mas pode fazer se integrado a uma solução de terceiros.

Os chatbots do Facebook ainda não conseguem fazer reservas diretas em hotéis. Porém existem soluções de chatbots de terceiros que integram-se ao Facebook que o fazem. Por isso, ainda é mais seguro contar com uma plataforma de atendimento, que faça o gerenciamento desse e de outros canais, em um mesmo local, para aumentar taxa de ocupação com agilidade no atendimento.

Conseguiu entender como usar chatbots do Facebook para aumentar a taxa de ocupação de seu hotel? Então você também vai gostar muito do nosso material:

Como efetuar reservas aproveitando o WhatsApp”, que traz relevantes informações sobre esse tema.

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