Como realizar um pós-vendas em hotéis e fidelizar clientes

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Como realizar um pós-vendas em hotéis e fidelizar clientes

Você já parou para pensar na importância do pós-vendas em hotéis? Essa é uma atividade tão importante quanto as ações de marketing hoteleiro. Afinal, se você fidelizar um cliente, ele voltará ao estabelecimento em outras oportunidades.

Isso é relevante, principalmente, para os hotéis que não são turísticos, mas sim com foco no público empresarial. Os profissionais de outras localidades que têm negócios na sua cidade, sempre precisarão de hospedagem, podendo representar uma lucratividade frequente para o seu hotel.

Compreendida a importância do tema, você deve estar se perguntando sobre como realizar um pós-vendas em hotéis, com foco na fidelização de hóspedes, não é mesmo? Então continue a leitura!

5 passos para criar um pós-vendas em hotéis

Para fazer um bom pós-vendas no seu hotel, recomendamos que siga o passo a passo abaixo. Acompanhe!

1. Crie um programa de fidelidade

Conforme explicamos, o principal público-alvo do pós-vendas em hotéis são os empresários ou trabalhadores que viajam a negócios para a sua cidade. Para que eles sempre retornem ao seu estabelecimento, é uma boa prática criar um programa de fidelidade.

Você pode fazer algo simples, como um cartão que recebe um carimbo ou uma marcação à caneta cada vez que o cliente se hospeda no estabelecimento. Assim, quando ele atingir uma quantidade X de hospedagens, pode ganhar um brinde ou uma diária grátis.

2. Faça pesquisas de satisfação

Para saber o que os clientes pensam do seu hotel, você pode fazer uma pesquisa de satisfação. Recomenda-se que seja criado um questionário para ser enviado por e-mail, logo após o hóspede fazer o check-out.

A ideia é que ele possa avaliar questões como o atendimento, as instalações, a infraestrutura, a limpeza, o café da manhã, entre outros aspectos do hotel. De tal forma, ao voltar ao estabelecimento e ver que as suas demandas foram atendidas, ele ficará muito satisfeito e poderá se tornar um cliente fixo.

3. Desenvolva campanhas de e-mail marketing

Hoje em dia existem ferramentas de e-mail marketing que facilitam muito as campanhas de pós-vendas em hotéis. Por meio delas, você pode criar promoções e enviá-las a sua base de contatos.

Também podem ser desenvolvidas ações de marketing de relacionamento, com você enviado mensagens de felicitações em datas especiais, como o Natal e a Páscoa, por exemplo.

4. Personalize os serviços

Segundo um estudo feito pela Marketo, 79% dos clientes de hotéis dizem que só conseguem se engajar com estabelecimentos nos quais têm um atendimento personalizado. Isso quer dizer que você deve ficar atento a pequenos detalhes que fazem a diferença.

Se um cliente disse que gosta de toalhas extras no quarto, por exemplo, os recepcionistas devem incluir isso nas observações de seu cadastro. Assim, quando retornar ao hotel, o hóspede já terá o seu pedido atendido, antes mesmo que necessite fazer uma solicitação. Isso é muito importante para fidelizar clientes.

Ainda falando sobre personalização, é uma boa prática deixar uma mensagem de boas-vindas, com o nome do cliente no quarto. Seria ainda mais eficiente se o texto fosse manuscrito, para que o hóspede perceba que foi feito um esforço para lhe fazer um agrado e não apenas impressa uma mensagem padrão.

5. Interaja com os clientes nas redes sociais

Caso os hóspedes deixem mensagens em suas redes sociais, como o Facebook ou o Instagram, elas devem ser respondidas prontamente. Se o cliente fez um elogio, agradeça.

Se ele fizer uma crítica ou reclamação, peça desculpas e se coloque à disposição para resolver o problema ou remediá-lo de alguma forma. Lembre-se que essas conversas são públicas e que qualquer pessoa pode ter acesso a elas.

Por isso, se você for cordial com o cliente, poderá não encantar apenas a ele, mas também a outros seguidores da sua página.

Essas são os 5 passos fundamentais que devem ser seguidos para realizar um pós-venda em hotéis. É importante que você coloque todos eles em prática, para assim ter uma lucratividade recorrente no seu estabelecimento.

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