A importância das reservas diretas para os hotéis e pousadas

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A importância das reservas diretas para os hotéis e pousadas

Atender as necessidades dos clientes é um desafio que proprietários e gestores de hotéis e pousadas precisam colocar em ordem prioritária para o aumento das receitas e uma hospedagem de qualidade. E um dos principais pontos para o bem-estar dos hóspedes é oferecer a possibilidade de realizarem reservas diretas junto ao hotel ou pousada.

Mas, efetivamente, o que é a reserva direta? De forma resumida, é toda ação onde o cliente, de forma autônoma, através de um canal de comunicação (telefônica, digital ou presencial), faz sua reserva sem a necessidade de intermediários, dando autonomia na escolha do quarto e das condições de pagamento.

Isso pode trazer inúmeros benefícios para a empresa do setor de hospedagem: diminuem-se os preços dos quartos e aumenta a receita do hotel. Pode parecer contraditório, mas é mais simples que parece: quando o cliente negocia diretamente com o negócio de hospedagem, eliminam-se as comissões pagas a sites de reserva. Sem a necessidade de pagar altas taxas a terceiros, é possível reduzir o preço dos quartos, trazendo uma vantagem competitiva ao hotel.

Relacionamento e autonomia

Como falamos, dar autonomia ao cliente através de um canal digital, por exemplo, permite que ele esteja muito mais propenso a fechar a negociação – principalmente para aqueles que não tem tempo de fazer uma ampla pesquisa sobre as melhores condições. Possibilitar que a pessoa possa efetivar a compra em poucos cliques é um método já consolidado de gerar mais conversões.

Sobretudo, quando há uma reserva direta, cria-se um relacionamento com o cliente. Ele poderá sanar dúvidas e conhecer mais sobre os serviços que podem não estar descritos na vaga – que vão desde o cardápio do café da manhã até um itinerário do que há próximo a empresa de hospedagem, em viagens turísticas.

Referenciando a sua marca

Quando há uma OTA (Online Travel Agencie), que nada mais é que as empresas que terceirizam a venda de quartos e hospedagens para hotéis e pousadas, o cliente não irá ter seu negócio como referência – e sim a OTA, que realizou sua venda. Desta forma, perde-se uma das principais características que atraem novos clientes: o marketing gratuito ou orgânico.

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Apostar em reservas diretas é estampar o nome da sua marca na cabeça do cliente – e não da empresa intermediadora. Com isso, toda vez que ele for indicar um local para amigos e familiares se hospedarem, terá seu negócio como referência – e isto sem gastar um centavo com publicidade. Por fim, quando ele voltar novamente ao local em que sua empresa de hospedagem está inserida, procurará pelos seus serviços, fidelizando o cliente.

Atendimento personalizado

As reservas e vendas diretas também são importantes para personalizar o atendimento. Entender cada caso e o perfil do cliente – sexo, idade, local onde reside, motivo da reserva, entre outros – permite que seu hotel ou pousada proporcione a melhor experiência que ele pode ter. Quando há OTAs esse atendimento sofre ruídos e você efetivamente conhecerá seu hóspede apenas no momento do check-in.

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O universo das redes sociais

As redes sociais despontam, dia após dia, como ferramentas para se fazer quase tudo – inclusive reservas diretas no hotel. Um dado apresentado pela Amadeus, especialista em todas as rotinas de uma viagem, mostra que 48% dos brasileiros usam as redes sociais para planejar suas viagens. Facebook e WhatsApp são as duas mais utilizadas por quem busca uma hospedagem.

Referência: http://www.amadeus1a.com.br/48-dos-brasileiros-usam-as-redes-sociais-para-planejar-suas-viagens/

Assim, é importante destacar que uma página otimizada na maior rede social do mundo, com botões para a reserva direta no próprio Facebook, podem ser uma ‘tacada de mestre’ da empresa do setor hoteleiro. Manter o WhatsApp pronto para o atendimento também gera conversões muito acima que propagandas físicas, por exemplo.

Capacidade de mensuração

Outra questão de grande importância que as reservas diretas trazem para os hotéis é a capacidade de mensurar como o cliente age e de que forma ele chega até a sua empresa. Resumidamente, é daqui que você vai entender quais canais são mais efetivos para o aluguel de quartos e aquelas que não vêm gerando conversões.

Felizmente há softwares de gestão de vagas e outros programas que mostram o relacionamento do cliente com seus canais de interação – redes sociais, site, telefone, e-mail, entre outros. Conhecendo os indicadores, é possível melhorar ainda mais as reservas diretas, diminuindo o tempo de resposta e engajando mais clientes a se hospedarem no seu hotel ou pousada.

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Então você também vai querer saber as sobre 12 dicas definitivas para aumento das reservas diretas de hotéis e pousadas.

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