8 ações de marketing para hotéis para atrair clientes

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8 ações de marketing para hotéis para atrair clientes

Como todo hoteleiro, é bem provável que um de seus maiores desejos seja o de garantir os quartos do seu estabelecimento sempre lotados, não é mesmo? Apesar de isso não ser tão fácil, ao investir em ações de marketing para hotéis, você terá meio caminho andado para o sucesso.

Sabe que velho ditado popular que diz “quem não é visto, não é lembrado”? Ele retrata a realidade e é por isso que você precisa desenvolver formas para que as pessoas lembrem do seu hotel quando necessitarem de hospedagem na sua região.

A boa notícia é que existem muitas ações de marketing que podem ser realizadas para hotéis e pousadas. Elencamos as principais delas para você. Veja, a seguir!

1. Tenha um bom site

O primeiro passo a ser tomado ao desenvolver ações de marketing para hotéis é ter um site de qualidade. A página precisa conter informações relevantes para os hóspedes como os tipos de apartamentos disponíveis, serviços adicionais, tabela de valores etc.

Também é importante que o site seja bem visual, contendo uma galeria de fotos que mostre todos os diferenciais do seu hotel. Além disso, o layout precisa ser responsivo, ou seja, se adaptar a qualquer tamanho de tela. Isso facilita a boa visualização em qualquer circunstância.

2. Esteja presente em OTAs

Por mais que as vendas de reservas diretas sejam mais vantajosas para o seu negócio, estar em OTAs, como o Booking, por exemplo, é relevante. Isso se justifica porque muitas pessoas têm o hábito de buscar por hospedagem diretamente nesses canais.

Logo, a presença em OTAs pode ser considerada uma importante estratégia de marketing para hotéis, pois as pessoas encontrarão o estabelecimento mais facilmente na internet. Isso lhe dará visibilidade. Tenha em mente que a presença nos OTAs deve ser orientada com uma política séria de paridade, caso contrário o resultado da venda direta pode ser afetada negativamente.

3. Desenvolva ações nas redes sociais

É raro encontrarmos, hoje em dia, alguém que não esteja presente em pelo menos uma rede social. Elas são várias e entre as mais populares estão o Facebook e o Instagram.

Você pode utilizar desses meios digitais para desenvolver táticas de marketing para hotéis como promoções e sorteios para os seguidores. Além disso, você também pode patrocinar posts, pagando um determinado valor para que eles sejam mostrados para mais pessoas.

4. Crie estratégias de e-mail marketing para hotéis

Você mantém um mailing com os dados dos hóspedes do seu hotel? Caso ainda não tenha esse hábito, é melhor adotá-lo o quanto antes. Afinal, os e-mails podem ser uma poderosa ferramenta de marketing para hotéis.

A ideia é que você envie materiais para a sua lista de e-mails, como promoções especiais em datas comemorativas. Também é importante segmentá-los em diversos aspectos e para isso ter um gerenciador automático que faça esse trabalho é o mais indicado.

Assim, se a sua cidade for sediar um congresso de medicina, por exemplo, você pode filtrar apenas os médicos que estão em seu cadastro e comunicá-los que o hotel está de portas abertas para recebê-los.

5. Pratique o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo tem sido utilizado e recomendado para diversas áreas e no meio hoteleiro não é diferente. Trata-se da estratégia de criar um blog para o hotel e desenvolver posts com assuntos que possam ser relevantes para seus possíveis clientes.

Os textos são criados com palavras-chave específicas, que são trabalhadas de modo que fiquem bem posicionadas em sites de pesquisa, como o Google. Desse modo, as pessoas terão mais facilidades em encontrar o seu site, sem que você precise investir muito dinheiro para isso.

7. Invista em programas de fidelidade

Ao pensar em marketing para hotéis, você não deve apenas buscar meios para atrair novos clientes, mas também para reter aqueles que já têm o hábito de se hospedar em seu estabelecimento.

Para isso, você pode criar programas de fidelidade, como descontos na segunda hospedagem ou algum tipo de bônus. Entre escolher ficar em um hotel que lhe dá benefícios e outro que apenas oferece o básico, certamente o cliente escolherá a primeira opção.

8. Não ignore totalmente as mídias tradicionais

Por mais que o marketing para hotéis ocorra quase sempre nos meios digitais, você não pode ignorar totalmente as mídias tradicionais. Ainda existem pessoas que gostam de se informar somente pelo rádio, por exemplo. Logo, esse tipo de mídia pode ser interessante para você.

As revistas especializadas em turismo também podem ser uma boa alternativa para você anunciar e fazer com que as pessoas conheçam o seu estabelecimento.

Colocando essas dicas de ações de marketing para hotéis em prática, é bem provável que você aumentará muito a lotação do seu estabelecimento. Portanto, não deixe de investir.

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