6 erros de gestão hoteleira que você não pode cometer

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6 erros de gestão hoteleira que você não pode cometer

Dizem que “errar é humano” e isso é verdade. Afinal, que atire a primeira pedra quem nunca cometeu erros de gestão hoteleira ao administrar um estabelecimento de hospedagem, não é mesmo?

Porém, o que não pode acontecer é fazer com que essas falhas virem rotina no seu estabelecimento. Os erros de gestão hoteleira cometidos devem servir como aprendizado, para que você não volte a cometê-los e assim possa ter mais sucesso ao administrar o seu hotel ou pousada.

6 principais erros de gestão hoteleira

Para que você possa se precaver das falhas mais comuns de serem cometidas na administração de hotéis e pousadas, fizemos uma lista. Confira!

1. Não integrar os canais de atendimento

Um dos principais erros de gestão hoteleira está relacionado à integração dos canais de atendimento. Hoje em dia são diversos meios utilizados para solicitar uma reserva em um hotel e você precisa dar conta de atender a todos eles com a mesma eficácia.

Independentemente de o cliente entrar em contato por telefone, por e-mail ou pelo formulário do seu site, ele precisa ser bem atendido e com agilidade. Por isso, utilizar uma ferramenta que integre todos esses meios e facilite o trabalho dos atendentes é interessante.

2. Não utilizar canais de atendimento digitais

Ainda sobre canais de atendimento, outro dos erros de gestão hoteleira mais comuns é a não utilização de meios digitais, como o Facebook Messenger, o WhatsApp e o chat do site.

Isso se justifica porque as pessoas cada vez mais preferem usar esses canais para conversarem com as empresas do que outros mais tradicionais, como o telefone e o e-mail. Por isso, você precisa utilizá-los! Também podem ser usadas ferramentas de atendimento híbrido de chat e fazer com que robôs executem o trabalho dos atendentes.

3. Não valorizar o feedback dos clientes

Por mais que você se esforce para que a equipe preste um atendimento excelente e que a infraestrutura do hotel seja adequada, alguns erros de gestão de hotelaria podem acontecer e você nem perceber.

Se um cliente reclamou que a roupa de cama não era adequada, por exemplo, verifique o que aconteceu, solucione o seu problema e dê uma resposta para essa demanda. Somente assim será possível ter clientes satisfeitos.

4. Não proporcionar treinamentos para a equipe

O atendimento no hotel deve ser excelente em todos os âmbitos. Dessa forma, todos os colaboradores, de todas as áreas do estabelecimento, precisam ser muito bem treinados.

As camareiras precisam receber treinamentos com boas práticas de limpeza e organização, os recepcionistas sobre o atendimento, os garçons sobre como servir os pratos solicitados no café da manhã etc. Somente assim será possível garantir que as falhas não ocorram e que os hóspedes tenham uma estadia excelente.

5. Não executar ações de marketing

De nada adianta fazer um alto investimento em seu hotel, se as pessoas não conhecerem toda a sua infraestrutura e assim tenham o desejo de se hospedar nele. Por isso, é um dos erros de gestão de hotelaria não investir em marketing.

Quando falamos em marketing hoteleiro, nos referimos tanto a estratégias digitais como as tradicionais. Fora da internet você pode patrocinar eventos na sua região, fazer anúncios em revistas especializadas em turismo, ter parcerias com a secretaria de turismo do seu município etc.

Já no marketing digital, há uma infinidade de estratégias que podem ser executadas, como o investimento em links patrocinados, produção de conteúdo para a web, anúncios das redes sociais etc.

6. Não adotar um ciclo de melhoria contínua

É preciso que você entenda que todas as atividades são cíclicas e que para gerenciar bem um hotel, é necessário que os ciclos sejam de melhoria contínua. Para isso, recomendamos a adoção de uma técnica chamada de PDCA.

Trata-se de uma sigla em inglês, que significa Plan (planejar), Do (execuçtar), Check (verificar) e Action (agir). Assim sendo, sempre que uma atividade realizada, ela precisa seguir essas quatro etapas: o planejamento estratégico, a execução, a verificação dos resultados e a ação para a implementação de melhorias.

É claro que existem muitos outros erros de gestão hoteleira, mas esses quatro são os principais e você deve buscar meios para evitar de cometê-los no seu estabelecimento!

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