5 princípios essenciais de administração hoteleira

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5 princípios essenciais de administração hoteleira

A administração hoteleira, assim como ocorre em empresas de outras segmentos, reúne o conjunto de práticas que precisam ser executadas para que os processos organizacionais fluam bem.

E engana-se quem pensa que apenas as grandes redes devem se preocupar com a administração hoteleira. Os pequenos empreendedores da área, como donos de hotéis e pousadas, também precisam ter essa preocupação.

Existem alguns princípios básicos que devem ser seguidos por qualquer estabelecimento de hospedagem. Confira quais são eles, na sequência!

1. Valorização dos colaboradores

Ninguém faz nada sozinho! É por isso que o gestor de um hotel deve valorizar o seu time, para que todos os colaboradores se sintam importantes e reconhecidos pelo trabalho que realizam.

Gareth Morgan, um renomado estudioso da administração, classifica as empresas metaforicamente como uma máquina. Isso quer dizer que cada funcionário ou departamento é uma peça importante para uma organização. E, assim como ocorre um mecanismo, se uma peça para, tudo para.

Um hotel não funciona bem sem bons camareiros, cozinheiros, recepcionistas, responsáveis pelas reservas, entre outros profissionais. Por isso, mantenha sempre o seu time motivado, para que eles possam dar o melhor nas atividades que executam.

2. Planejamento estratégico

O planejamento estratégico também é um princípio da administração hoteleira que deve ser seguido por todos os estabelecimentos de hospedagem, sem exceção. A ideia é que esse documento sirva para nortear o gestor sobre as ações que necessitam ser realizadas.

Para elaborar um planejamento estratégico recomenda-se o uso da técnica conhecida como análise SWOT, que cruza as forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).

É preciso que esse planejamento envolva todos os setores da administração hoteleira e gere planilhas com tarefas a serem executados, os seus prazos, colaboradores responsáveis, metas e orçamento. Deve-se realizar o procedimento anualmente.

3. Marketing

Para que os clientes encontrem o seu hotel ou pousada, é preciso que você divulgue bem o estabelecimento. Por conta disso, investir em estratégias de marketing é fundamental para a administração hoteleira.

Você pode fazer ações online e offline, como a divulgação em redes sociais, produção de peças de marketing de conteúdo, panfletagem, patrocínio de eventos da sua região etc.

No marketing, o importante é reconhecer o seu público-alvo e, assim, realizar ações específicas para eles. Um hotel em uma cidade turística tem que fazer um marketing com uma abordagem diferente de um estabelecimento voltado para receber trabalhadores que viajam a negócios, por exemplo.

4. Inovação é essencial para administração hoteleira

É preciso inovar para que o seu hotel se destaque perante a concorrência. A inovação deve vir em todas as áreas, para que as pessoas vivenciem uma experiência única quando estiverem no seu estabelecimento.

A tecnologia pode ser uma aliada nesse sentido, utilizando-se de recursos com a internet das coisas para que os quartos sejam equipados com funcionalidades interessantes e práticas para os hóspedes.

Porém, quando falamos em inovação, não estamos falando apenas em tecnologia! Você pode inovar, oferecendo aos hóspedes um café da manhã diferenciado ou um city tour pela sua cidade. Use a criatividade!

5. Gestão de atendimento

E não poderíamos falar em administração hoteleira sem citar a gestão de atendimento. Essa é uma peça-chave para o sucesso de qualquer estabelecimento de hospedagem na contemporaneidade.

Você deve proporcionar o atendimento multicanal, para que os clientes possam entrar em contato com o hotel por meio do chat do seu site, pelo Facebook Messenger, pelo WhatsApp, pelo Skype, entre tantos outros canais.

Anteriormente falamos em inovação e, ela também pode vir com a implementação de ferramentas tecnológicas, como o atendimento híbrido de chat. Assim, quando as pessoas entrarem em contato com o hotel pela internet, o atendimento inicial é feito por robôs e, somente se houver a necessidade, um humano intervém na conversa.

Para gerenciar tudo isso, investir em um software de atendimento é muito interessante, para que possa prestar um atendimento excelente e assim conquistar uma melhor reputação entre os hóspedes.

Essas são alguns dos principais princípios da administração hoteleira. Não deixe de colocar todos eles em prática no seu hotel ou pousada.

A CR Soluções para o Turismo pode contribuir para isso, pois, oferecemos as melhores ferramentas para o setor. Acesse o nosso site e veja como podemos ajudar o seu hotel!

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