5 dicas para aumentar venda de reservas com WhatsApp Business

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5 dicas para aumentar venda de reservas com WhatsApp Business


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Você sabia que é possível aumentar venda de reservas do seu hotel por meio dos comunicadores instantâneos como o WhatsApp? Isso mesmo! Esse tipo de aplicativo, além de servir para trocar mensagens pessoais, também é útil no meio empresarial, sobretudo no setor hoteleiro.

A conveniência, a agilidade e a economia são os principais fatores que levam os hotéis a adotar o uso dessa ferramenta e conseguir fazer mais reservas, atendendo o “novo consumidor”, mais conectado e imediatista, habituado à comunicação digital. A importância das reservas diretas para os hotéis, dentro desse contexto, se torna ainda mais acentuada.

Além disso, o número de usuários do WhatsApp, que já soma 1,5 bilhão de pessoas, também contribui para que o app seja uma excelente ferramenta para aumentar venda de reservas.

Outro fator que também faz com que a quantidade de reservas feitas pelo aplicativo aumente é o recente lançamento do WhatsApp Business, que traz recursos exclusivos para o meio empresarial.

Veja, a seguir, cinco dicas para aumentar venda de reservas utilizando a versão empresarial do WhatsApp.

1. Crie um perfil comercial para o seu hotel

O primeiro passo para utilizar o mensageiro mais popular do momento para aumentar venda de reservas é a criação de um perfil comercial.

Esse tipo de conta possibilita a inclusão de informações úteis para os hóspedes, como o site, páginas nas redes sociais, telefone, endereço etc. Além disso, para evitar perfis falsos, um selo de verificação é atribuído aos perfis oficiais das marcas.

2. Responda rápido para aumentar venda de reservas

Ao utilizar o WhatsApp Business para que os hóspedes façam reservas, é preciso ter ciência de que será necessário responder as mensagens com muita agilidade. Isso se justifica porque, nesse tipo de comunicação, os usuários esperam um retorno imediato.

O próprio aplicativo oferece um recurso para salvar e reutilizar as respostas mais enviadas, no entanto, para fazer esse gerenciamento de forma completa, é recomendável utilizar uma ferramenta complementar.

3. Utilize o agendamento de mensagens

Para aumentar venda de reservas pelo WhatsApp é preciso responder as pessoas no exato momento em que elas enviarem as mensagens pelo aplicativo. Porém, se o envio das solicitações for feito em horários em que o setor de reservas não trabalha, como durante a madrugada, por exemplo, pode ser utilizado o recurso de automatização de mensagens.

Esse recurso permite que sejam enviados comunicados automáticos previamente programados para as pessoas que enviarem solicitações em determinados dias ou horários. Assim, você pode criar uma mensagem de ausência, informando para o cliente o horário em que ele será atendido.

4. Faça a migração de conversas

O WhatsApp Business foi lançado em janeiro de 2018, ou seja, ainda é muito recente e nem todas as empresas fizeram a migração do aplicativo para essa versão. Por isso, se você tem um perfil pessoal e criou um Business, pode importar as conversas antigas para a nova versão.

Utilizar essa funcionalidade é importante, pois assim você não perderá as conversas antigas que teve com os hóspedes, que podem trazer informações relevantes, como preferências pessoais de cada pessoa.

5. Crie etiquetas de classificação

Também é interessante usar a ferramenta “etiqueta” do WhatsApp Business. Ela é útil para que você possa organizar os contatos por grupos e assim agilizar a busca pelos hóspedes com quem deseja se comunicar.

Você pode criar grupos como “pessoas interessadas em hospedagem”, “hóspedes do evento X”, “hóspedes VIPs”, entre outros, de acordo com a sua necessidade para aumentar venda de reservas.

O uso do WhatsApp Business também exige alguns cuidados para evitar inconvenientes.

Um deles é o envio de mensagens aleatórias, por parte dos clientes, contendo memes ou “correntes”. Isso pode ser evitado, com uma mensagem educada que informe que o hotel usa o app apenas para fins profissionais.

Outro ponto negativo é a questão dos horários, pois nem sempre haverá um funcionário do hotel online, disponível para responder as mensagens. Isso pode ser contornado com o uso de uma mensagem automática, conforme dito anteriormente.

Como você pode perceber, o WhatsApp Business é uma ferramenta mais útil para os hotéis que desejam modernizar o atendimento e aumentar venda de reservas.

Quer saber mais sobre o assunto?
Recomendamos então a leitura de nosso artigo:

7 passos para aumentar a capacidade de atendimento e receita das diárias”, que traz informações valiosas para você.

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