5 alertas para saber se você está em uma zona de conforto

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5 alertas para saber se você está em uma zona de conforto

Imagine que é gestor de um hotel ou pousada e tem um faturamento suficiente para a sua sobrevivência. O negócio não traz rios de dinheiro, mas garante o pagamento de todas as contas em dia e conta com alguns clientes fixos que volta e meia ligam fazendo reservas. Se identificou com essa situação? Pois saiba que você pode estar em uma zona de conforto.

O que é a zona de conforto empresarial?

Por mais que o termo “zona de conforto” não pareça caracterizar algo ruim, ele não é positivo para os negócios e carreiras profissionais. De acordo com o psicólogo João Alexandre Borba, em entrevista ao portal Alto Astral, a zona de conforto é ruim “[…] porque não se trata de conforto no sentido de confortável, e sim, no sentido de algo que não se movimenta”.

Para que você reconheça se o seu negócio está na inércia e precisa se um empurrão para sair da zona de conforto, listamos 5 alertas a que você deve ficar atento. Confira!

1. O seu hotel não está presente na internet

Fazer buscas na internet antes de comprar qualquer coisa virou algo natural na rotina de muitas pessoas. É por isso que é inadmissível um hotel que não utilize as ferramentas de marketing digital para prospectar clientes.

Um estabelecimento que não tem um bom site e não está nas redes sociais só pode estar na zona de conforto. Afinal, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios, 78% dos internautas brasileiros estão em alguma mídia social, sendo essa uma ferramenta que não pode ser negligenciada pelas empresas.

2. Você não foca na qualidade do atendimento do seu hotel

Como você recebe os hóspedes do seu hotel? Eles são tratados de forma adequada, têm seus desejos atendidos, respondem alguma pesquisa de satisfação? Caso você tenha respondido de forma negativa para algumas dessas perguntas, seu estabelecimento está em uma zona de conforto.

As pessoas precisam ter um atendimento excelente desde o primeiro momento que entram em contato com o hotel ou pousada. Atualmente existem ferramentas de automação que podem ajudar a melhorar seu atendimento.

3. Não são promovidos treinamentos para o crescimento profissional dos trabalhadores

O crescimento profissional dos colaboradores do hotel deve ser sempre estimulado, para que eles também pensem juntos em meios para o estabelecimento não ficar em inércia. É por isso que os gerentes devem promover treinamentos e cursos para todos os funcionários do hotel.

O departamento de reservas precisa aprender novos meios para atender a todos sempre de forma adequada, já os cozinheiros devem conhecer as técnicas gastronômicas modernas, por exemplo.

4. As tarefas realizadas no seu hotel ainda são quase todas manuais

Por mais que pareça improvável, não é difícil encontrarmos hotéis que ainda controlem as suas reservas e fluxo financeiro em livros ou cadernos. Ou então que utilizem tecnologias arcaicas e com poucos recursos, como o Excel, para realizar essa atividade.

Para não cair na zona de conforto nesse sentido, convém adotar softwares de gestão e motores de reservas que otimizem o trabalho nos estabelecimentos. Pois, com as funções operacionais sendo realizadas de forma automatizada, os colaboradores terão mais tempo em pensar de forma estratégica.

5. A sua equipe de vendas não é motivada para alcançar resultados positivos

Ficar dependente de OTAs para conquistar reservas é outro sinal de que um hotel está na zona de conforto. É preciso instigar os vendedores a alcançarem resultados positivos por outros meios, para que não sejam pagas tantas taxas para terceiros.

Nesse caso, deve-se estimular o crescimento profissional da equipe de vendas e dar premiações para quem mais se destacar nesse sentido.

Esses são os principais sinais de que um hotel está em sua zona de conforto. Por isso, caso identifique os sintomas no seu estabelecimento ou na sua carreira, não deixe de buscar formas para sair desse estado. Busque por novidades, experimente algo novo e colha resultados positivos.

E o seu hotel? Está em uma zona de conforto? Você tem alguma dica para deixar esse estado e quer compartilhar conosco? Então deixe agora mesmo um comentário no espaço abaixo!

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