4 dicas de atendimento para aumentar as reservas no seu hotel

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4 dicas de atendimento para aumentar as reservas no seu hotel

Não existe um empresário ou colaborador do setor hoteleiro que se preze, que não tenha como objetivo aumentar as reservas no seu hotel. Para que isso se torne uma realidade, no entanto, existe uma série de fatores envolvidos, entre os quais se destaca a qualidade no atendimento.

Dentro desse contexto, é preciso levar em consideração que o consumidor contemporâneo já não tem mais a mesma paciência do que o de alguns anos atrás. A internet fez com que o mundo ganhasse mais agilidade e as pessoas incorporaram isso em seu dia a dia. É por isso que os atendimentos, antes de tudo, precisam ser ágeis.

Dados de uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review provam essa tendência. O estudo concluiu que as vendas de estabelecimentos comerciais aumentam até 400% quando a resposta a um lead é dada nos primeiros cinco minutos da interação. Isso mesmo, você não errado, 400%!

Para que você possa tirar proveito disso, separamos quatro dicas de atendimento para aumentar as reservas no seu hotel. Confira, na sequência!

1. Dê um retorno rápido aos contatos

Conforme já destacamos, de acordo com a renomada universidade de Harvard, há um aumento de até 400% no volume de vendas quando as empresas respondem aos seus leads nos primeiros cinco minutos de contato. Isso quer dizer que, se você se preparar bem nesse sentindo, poderá aumentar as reservas no seu hotel em até quatro vezes.

É por isso que você precisa adotar ferramentas que facilitem o dia a dia dos responsáveis pelas reservas do seu hotel.

Atualmente, até mesmo os aplicativos mensageiros como o WhatsApp podem ser utilizados no atendimento aos hóspedes, mas é preciso adotar boas práticas para que o atendimento por meio desses canais seja rápido e eficiente.

2. Tenha um bom follow up

Podemos definir follow up como o processo de entrar em contato com os clientes após o final de cada etapa de uma venda. No caso dos hotéis e pousadas, após alguns dias de o cliente fazer um primeiro contato para sondar preços de reservas, deve-se entrar em contato com ele para reforçar as suas condições e tabela de tarifas.

Um estudo feito no Reino Unido diagnosticou que até 80% dos negócios podem não ser fechados em um primeiro contato, o que justifica a importância do follow up no atendimento para aumentar as reservas em hotéis.

Esse contato pode ser feito via e-mail, telefone, redes sociais ou outros canais. É interessante, porém, utilizar para esse contato o mesmo canal utilizado pelo cliente na abordagem inicial.

3. Pratique o atendimento híbrido

O atendimento híbrido é aquele que mescla a interação feita por robôs com o atendimento feito por pessoas. Essa prática é ideal para os hotéis que desejam aumentar as reservas. Afinal, o atendimento inicial, feito por robôs, contribui para a agilidade na solução dos problemas e resposta aos questionamentos do lead.

Porém, como os robôs ainda não têm capacidade de responder perguntas mais complexas, como algo muito específico, em alguns momentos os atendentes humanos precisam intervir nos chats que o hotel possui.

4. Invista em tecnologia e treine os seus colaboradores

Assim como a paridade, a prontidão no atendimento pode ser um fator decisivo para aumentar as reservas do seu hotel. É por isso que você precisa investir em novas tecnologias, como um motor de reservas, chatbots, plataformas de gerenciamento, entre outras tecnologias que facilitem o atendimento aos hóspedes.

Para que atinja os seus objetivos, porém, não basta investir em tecnologia. Você também precisa valorizar o seu capital humano, ou seja, as pessoas que trabalham em seu hotel.

Os recepcionistas, profissionais do departamento de reservas, entre outros colaboradores do hotel precisam ser treinados para lidar com as novas tecnologias, bem como obter conhecimentos sobre o bom atendimento em geral. Para isso, você pode organizar palestras e minicursos de qualificação profissional.

De modo geral, podemos dizer que uma boa distribuição de inventário e a correta gestão de reservas acabam colaborando para um bom atendimento, a partir das informações disponibilizadas em tempo real. Isso é fundamental para que você consiga aumentar as reservas em seu hotel.

Gostou das nossas dicas? Então certamente você também gostará de ler o nosso artigo que fala sobre como o atendimento híbrido de chat pode aumentar as reservas diretas. Leia agora mesmo!

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