12 dicas definitivas para aumentar as reservas diretas no seu hotel ou pousada

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12 dicas definitivas para aumentar as reservas diretas no seu hotel ou pousada

Hoje vou mostrar como é possível aumentar as suas reservas diretas com dicas realmente possíveis de fazer, gastando pouco ou até mesmo nada.

Trabalhando a mais de 10 anos com sistemas que ajudam hotéis e pousadas a aumentar as reservas diretas, descobri algumas estratégias que realmente fazem a diferença. Neste artigo eu vou falar de um conjunto baseado em disciplina, método e tecnologia.

Um plano que pode fazer as suas reservas diretas crescerem progressivamente. 

Até aqui eu já supondo que você utilize algum mecanismo de venda direta como um motor de reservas, que possibilita que o visitante compre com você online.
Se você ainda não possui um motor de reservas dê uma olhada no meu: Veja Motor de Reservas. 🙂

Mas vamos ao que interessa: as dicas!

1. Remarketing “nativo”.

A técnica de remarketing é uma verdadeira segunda chance na venda. Consiste em fazer com que o visitante do seu motor de reservas que visualizou as suas tarifas mas desistiu, volte e finalize a compra.

Isto pode ser feito através de uma mensagem por e-mail posteriormente ou imediatamente ao perceber que o visitante deixará a página sem comprar

DICA BÔNUS 1: conceda um benefício especial para aumentar seu poder de convencimento: isto pode ser de um upgrade, um welcome drink, um desconto imediato, um serviço de traslado promocional ou qualquer outro “mimo” que promova a ideia de que comprar direto com você é melhor!

DICA BÔNUS 2: Se pensar em um desconto tente ser o mais agressivo possível!  Lembre-se de que caso esta venda migre para um OTA, uma agência ou operadora a sua lucratividade pode ser bem menor.

2. Remarketing no Facebook

Você já se deparou com a situação de visitar um determinado site e depois quando acessa o seu Facebook rever o mesmo produto ou serviço? Imagine visualizar isto continuamente por dias a fio?

Para isso um código de identificação no site do hotel ou pousada e também no motor de reservas, é fundamental para que a rede social saiba exatamente o que exibir para aquele usuário.

DICA BÔNUS: Para realizar o remarketing no Facebook é necessário destinar um orçamento de anúncios diário + uma oferta ou condição especial para o cliente. Assim como a técnica de remarketing anterior isto pode ser um desconto, um upgrade ou um diferencial como um drink de boas-vindas.

3. Retorno Direto, da OTA para você

Sabemos do poder de divulgação e da influência que tem as OTAs, as Online Travel Agencies ou ainda as Agências Online de Viagens. 

As vendas pelas OTAs são uma oportunidade de captação de novos clientes, mas é saudável para o seu estabelecimento que a médio e longo prazo estes hóspedes se tornem seus clientes.

Para isso acontecer ofereça uma vantagem e estimule para que na sua próxima reserva ele compre direto com você!

DICA BÔNUS: Programe um e-mail prevendo um retorno anual à partir da data de chegada, e envie alguns meses antes com uma oferta especial.
Também pode enviar logo no check-out uma mensagem agradecendo a hospedagem e informando dos benefícios de reservar direto com você!

4. Adicione um método de Pré-checkin no seu site

Tenha um link no seu website que permita a quem comprou por uma OTA, preencher um formulário de chegada. Desta forma você reune informações preciosas deste hóspede que o OTA não lhe forneceu. 

DICA BÔNUS 1: de posse destes dados, trabalhe as informações para futuras reservas, upgrades e pós-venda de serviços opcionais. Também é simpático enviar uma mensagem de agradecimento por reservar com você.

DICA BÔNUS 2: Aproveite e envie um lembrete de proximidade da chegada. Isso tranquiliza alguns hóspedes temerosos de algum esquecimento e reforça o seu atendimento. Além de ser mais uma oportunidade de vender um opcional ou extra.

5. Cotação e orçamentos – Parte 1
A oportunidade do contato

Esta é uma das minhas principais dicas e um dos pontos que eu considero mais importantes, por isso eu dividi este item em 2 partes.  😉

Incrivelmente a maioria dos hotéis e pousadas que eu vejo, não dão a devida atenção  para um cliente que fez contato. Perdendo oportunidades de venda com métodos ultrapassados e “empurrando” seus clientes para uma OTA ou até mesmo para um concorrente.

Como? Dando respostas como nos 3 exemplos abaixo:

  • a) para fazer a sua reserva, acesse nosso site.
  • b) por favor, nos envie um e-mail para que eu possa lhe responder.
  • c) pode comprar pela OTA mesmo.

    Acredite, tem hotel que fala isso para os clientes que entram em contato, alguns justificam ser para “formalizar a proposta”.
    A melhor forma de você formalizar uma proposta é vender a sua reserva! Concorda?

Parte 2-  Cotação e orçamentos
Seja rápido e eficiente na resposta

Será que o cliente que está fazendo contato visitou um OTA antes e está em busca de mais informações diretamente com você?

Ou você saberia dizer em quantos estabelecimentos similares ao seu, um cliente está cotando?

Ou ainda, poderia prever quantas pessoas que mandam um e-mail, telefonam, enviam mensagens de WhatsApp e Facebook realmente efetuarão a reserva com você?

Difícil responder a estas 3 perguntas acima não é mesmo? O jeito então  é atender a todos, no menor tempo possível e com a informação mais vendável e comercial que puder! Mas como? 

A criação de modelos de mensagens já configurados pode ser uma alternativa e recomendo que você a considere. Deixe prontos alguns modelos com diferentes respostas para aquele cliente que fizer contato.

Sabia que: “ Dados de uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review concluiu que as vendas   aumentam até 400% quando a resposta comercial é dada nos primeiros cinco minutos da interação?Isso mesmo, você não leu errado, um aumento de 400%!


DICA BÔNUS: Eu já escrevi um artigo sobre a importância do rápido atendimento e da qualidade dos orçamentos enviados através de uma fantástica ferramenta de automação que eu mesmo desenvolvi.
Veja mais informações aqui.

6. Eventos e datas especiais por e-mail

Com todos os novos recursos e estratégias, o tradicional e-mail continua sendo uma excelente alternativa. Mas para que ele tenha um bom resultado é necessário entender como se comporta o visitante individualmente e entregar algo relevante e na hora certa.

Isso não é mala-direta, é material interessante e atrativo. Por isso crie mensagens de relacionamento que conduzirão seus contatos a efetuarem uma reserva diretamente com você.

Veja alguns exemplos de conteúdo que você pode enviar:

a) Eventos: informe as datas mais interessantes de eventos na sua região. Pode ser um festival gastronômico, uma feira de carros antigos ou um congresso de medicina!

Procure saber com entidades como Associação Comercial, Convention Bureau, secretarias de cultura municipal e organizadores privados, quais as suas agendas de eventos.

b) Datas comemorativas: podem ser feriados, festividades ou uma atração especial na cidade que acontece todo ano.

Associe estas mensagens com um benefício exclusivo e veja as reservas  aumentarem ainda mais!

UFA! 😏 Chegamos na metade da nossa lista! Se você continua lendo que bom! Significa que você está realmente empenhando em aumentar as suas reservas diretas e eu fico muito feliz por isso! Então, bora continuar!

7. Crie “ofertas secretas” e condições  especiais somente para “alguns perfis de pessoas”!

Configure ofertas especiais para um determinado público, dispositivo, dia da semana e horário. Funciona assim: você cria uma oferta especial e ela será exibida para todos que se enquadrarem no perfil que você definiu.

Os motores de reservas mais recentes permitem que você possa efetuar este tipo de configuração voltada para um determinado nicho, o que valoriza ainda mais a relação direta que você está propondo.

8. Comunicação de relacionamento. Crie um vínculo com seu cliente.

Crie mensagens que aproveitem o fato de você já conhecer quem se hospedou com você. Um relacionamento se constrói através de pequenas ações que fazem com que aquele hóspede se sinta especial. 😍

Por exemplo, envie um e-mail voltado para os aniversariantes do mês. 
Se você é um hotel que recebe animais, escreva para aquele cliente que levou o seu bichinho, convidando um retorno em breve. Se é um hotel para famílias, aproveite o período de férias que se aproxima.

Tente enviar um material leve e atrativo e você verá que as possibilidades são quase infinitas! A estratégia de se relacionar é essencial para manutenção de um cliente. Lembre-se que convencer alguém que já lhe conhece e gostou do seu serviço a retornar, é muito mais fácil (e barato) do que conquistar um novo cliente!

9. Faça um follow up! – Acompanhe e monitore os seus atendimentos.

Pense por alguns segundos a seguinte questão: você consegue cobrar um retorno de todos os clientes que atendeu solicitando um orçamento dos últimos 2 dias? E eu digo todos, seja por telefone ou no meio digital. 😲

Isso pode parecer uma tarefa difícil, e de fato é! Como controlar todos os contatos e incentivar a compra destes potenciais clientes? Isso é o que chamamos de Follow Up, ou se preferir, um acompanhamento de venda!

Para fazer isso você pode criar uma planilha aonde toma nota de todos que entraram em contato com você. Ou cria uma pasta dentro do programa de e-mails com orçamento em aberto, por exemplo.

Este tipo de tática é bem trabalhoso como já mencionado, mas traz excelentes resultados. Afinal, quantos estabelecimentos você acha que conseguem dar este nível de atenção para um cliente?

Você verá que as suas vendas neste segundo contato vão aumentar e mesmo o cliente que não comprar agora provavelmente lhe dará um retorno agradecendo.  Também existe uma boa chance de que ele se lembre deste atendimento especial no futuro.

               
Sabia que: Um estudo feito no Reino Unido diagnosticou que até 80% dos negócios podem não ser fechados em um primeiro contato?
Isto justifica a importância do follow up no atendimento para aumentar as reservas diretas em hotéis e pousadas.

10) Impulsionamento no Facebook e anúncios do Google Display

Crie ações que apresentem o seu hotel ou pousada no feed da rede social de pessoas interessadas em viagens.

Promova seu site nas página de resultados de pessoas que estão realizando pesquisas de reserva em um buscador.

Baseado em inteligência e comportamento, eles podem saber quando um usuário está prestes a efetuar uma reserva e neste momento destacar o seu estabelecimento! 

11) Botão “Reservar Agora”, no Facebook.

Adicionar um botão de ação na página do seu negócio dentro do Facebook ajuda o seu hóspede a realizar a reserva diretamente da rede social.

Isso vai otimizar as suas ações neste canal e facilitar a compra da reserva em dispositivos móveis, aonde o botão tem um destaque maior.

12)  Parcerias locais, ofereça benefícios sem custo para você. 😎

Que tal alavancar as suas vendas com custo zero? Sim, através de parcerias locais é possível um incremento das reservas sem ter que gastar um único centavo! Olhe a sua volta!

Quais produtos ou serviços próximos podem ser um atrativo para o hóspede do seu estabelecimento? Um restaurante? Um salão de beleza? Uma agência de turismo receptivo? Uma academia de ginástica?

São dezenas de potenciais parceiros que estão dispostos a conceder um desconto ou um brinde para receberem uma recomendação sua . Anuncie estes atrativos no seu motor de reservas, orçamentos e site.

Resumindo:

Estas são as 12 estratégias recomendadas que eu aprendi  ao longo destes anos em que eu trabalhei com dezenas de hotéis e pousadas para o aumento das reservas diretas.

São dicas preciosas que eu compartilho com você. Espero que tenha gostado do que foi mencionado aqui.

Eu sei que você tem muito trabalho pela frente e quero lhe encorajar a buscar cada vez mais conhecimento.

Se você quiser saber um pouco mais sobre o trabalho que eu desenvolvo junto com uma equipe fantástica na CR Soluções para o Turismo, visite o nosso site. 😊

Nós temos a experiência necessária para lhe ajudar na sua jornada de vendas diretas rumo ao topo.  Ao longo destes anos, ajudamos clientes de todos os tamanhos a multiplicarem as suas vendas em até 10x!

Quero finalizar agradecendo pela visita e desejando sucesso no seu caminho de aumentar as reservas diretas do seu hotel ou pousada! Se você tiver algum comentário, por favor escreva abaixo neste post!


Foi um prazer compartilhar esta informação com você!

CR Soluções

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