10 ações que todo hotel pode fazer para aumento de reservas diretas

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10 ações que todo hotel pode fazer para aumento de reservas diretas

É muito comum que proprietários e gerentes de hotéis ou pousadas busquem por meios que gerem aumento de reservas diretas. Afinal, quando os hóspedes negociam e compram as suas diárias diretamente com o estabelecimento, os lucros são maiores do que quando há o intermédio de OTAs.

Neste post, reunimos 10 ações que todo hotel pode fazer para garantir o aumento das reservas diretas. Acompanhe os tópicos a seguir!

1. Tenha um site de qualidade

A primeira coisa que deve ser observada para aumentar as reservas diretas em um hotel é o site do estabelecimento. Ele precisa ter um design adequado e intuitivo, que seja fácil de usar por qualquer pessoa.

Também é imprescindível que o site seja responsivo, que se adapte ao tamanho da tela utilizada pelo usuário. Isso permite que os usuários tenham uma experiência agradável na página.

2. Garanta que o seu site tenha um certificado SSL

Segurança é fundamental para quem busca fazer reservas pela internet. Por isso, para que as pessoas não tenham receio em fornecer dados pessoais, como o número de seus cartões crédito, é importante que o site do hotel tenha um certificado SSL.

Esse certificado exibe um cadeado verde na URL do site, garante a segurança das informações nele transitadas.

3. Esteja presente em OTAs

Pode até parecer estranho em um primeiro momento, mas para ter aumento de reservas diretas é necessário estar presente nas OTAs.

Isso se justifica pelo fato de que muitas pessoas que fazem pesquisas em OTAs acabam também entrando nos sites dos hotéis para comparar preços.

Assim, ao oferecer os seus serviços nesses canais, você também estará divulgando o seu negócio.

4. Utilize as redes sociais

As redes sociais, como o Facebook e o Instagram, também podem ser utilizadas para que você tenha um aumento de reservas diretas.

Para ter sucesso nessas mídias é necessário fazer um planejamento de conteúdo adequado. Também é importante utilizar recursos como os chatbots para atendimento no messenger do Facebook.

5. Incentive a interação dos hóspedes 

Hilaine Yaccoub, Doutora em Antropologia do Consumo, declarou em entrevista ao portal “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, que uma marca que não promove a interação com os seus clientes, os está perdendo para a concorrência.

A partir dessa constatação, podemos entender que é importante que o hotel utilize as redes sociais para que os hóspedes registrem e divulguem as boas experiências que tiveram no local. Também é possível destinar um campo do site, como um mural de recados, para essa finalidade.

Isso fará com que outras pessoas que tiverem interesse em se hospedar no local leiam os comentários e saibam mais sobre os serviços que o hotel oferece.

Para gerar esse engajamento espontâneo, você pode criar campanhas, como sorteios de itens especiais para quem deixar mensagens nos canais solicitados.

6. Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma técnica que busca atrair usuários para um site por meio de palavras-chave que as pessoas pesquisam em sites como o Google.

Assim, você pode ter um blog e criar artigos sobre turismo e outras vertentes que sejam de interesse do seu consumidor. Ao pesquisar por tais assuntos, ele pode encontrar o site do hotel e reservar um quarto,  proporcionando o aumento de reservas diretas.

7. Aposte no envio de newsletters

Outra tática para garantir o aumento de reservas diretas é o envio de newsletters para a sua base de clientes.

Em datas próximas aos feriados, por exemplo, você pode enviar e-mails com promoções de hospedagem para a ocasião.

8. Faça parcerias com empresas e entidades locais

Sua cidade vai sediar um grande evento? O hotel está localizado próximo a uma região turística? Que tal, então, firmar parcerias com as empresas promotoras dessas festividades e com as secretarias de turismo locais?

O hotel pode patrocinar eventos e ter a marca destacada em materiais de divulgação, por exemplo.

9. Utilize um motor de reservas

O motor de reservas é uma ferramenta que o hotel venda sozinho no seu site, sem o intermédio de OTAs ou outros prestadores de serviços.

Contar com essa tecnologia garante que os hóspedes possam fazer as suas reservas de forma prática e rápida.

10. Garanta bom atendimento multiplataforma

O atendimento multiplataforma também é essencial para garantir o aumento de reservas diretas. Isso porque, todas as pessoas que entrarem em contato com o hotel serão muito bem atendidas, independentemente da plataforma escolhida para isso.

Buscar por ações que favoreçam o aumento de reservas diretas é importante para que os hotéis tenham mais lucratividade, independentemente do seu porte.

Aprenda mais sobre técnicas de atendimento que vendem, lendo nosso artigo 4 dicas de atendimento para aumentar as reservas no seu hotel.

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